Lugares e Construções

Conheça a casa que pode ser ‘dobrada’ e transportada

0

Se você sempre sonhou em ter uma casa pequena, bacana e móvel, esta pode ser a sua chance. Produzida pela startup Brette Haus, na Letônia, a casa, que já possui encanamento e fiação elétrica, além de ser dobrável, pode ser instalada em qualquer lugar.

A startup começou a produzir residências dobráveis no ano passado, mas, devido ao design e a uma tecnologia inovadora, os modelos já são um sucesso. Embora ainda esteja conquistando um espaço no mercado imobiliário, a startup já ganhou a admiração da população da Letónia, dos meios de comunicação e, claro, dos especialistas em habitação.

Usando madeira laminada como principal material de construção, a Brette Haus é capaz de construir uma casa dobrável em apenas 8 semanas. Além disso, a startup pode instalá-la em qualquer lugar em até 4 horas.

A casa dobrável

Por ser dobrável, a residência pode ser movida a qualquer momento e não causa nenhum tipo de impacto no terreno onde será instalada. A Brette Haus também introduziu uma série de inovações nas estruturas dos modelos, como, por exemplo, uma dobradiça de metal com mecanismo giratório e recurso que amplia o espaço em 149%.

As inovações, que são patenteadas, tornam seus produtos os melhores do mercado. Outro grande diferencial da empresa é o fato de qualquer casa dobrável vir equipada com esgoto, fiação elétrica e encanamento.

“Depois de anos nas indústrias de madeira, concluímos que a manufatura pré-fabricada é a maneira mais moderna de construir uma casa”, disse o fundador da Brette Haus, Gennadii Bakunin.

“Criamos nossos produtos pensando em uma das maiores empresas de brinquedos do mundo, a LEGO. Ou seja, para se ter o que deseja, você só precisa juntar as peças. E foi isso que fizemos. Hoje, a Brette Haus oferece ao cliente uma casa dobrável, que se expande durante a instalação”, explicou a startup.

Modelos

Atualmente, a Brette Haus oferece 3 projetos de casas versáteis, com tamanhos que variam entre 20 e 50 metros quadrados. Estamos, agora, investindo também em uma opção de 70 metros quadrados, mas o projeto segue em execução.

Para aumentar o número de produções e atender uma demanda maior, a startup letã, que hoje leva cerca de 8 semanas para construir uma única casa dobrável, planeja reduzir o tempo de fabricação para a metade, ou seja, 4 semanas.

Independente da empresa, vale lembrar que as casas pré fabricadas são construções modulares. Ou seja, toda a estrutura é feita com base em um processo industrial. Isso significa que a maioria das peças são fabricadas em uma indústria para, em seguida, serem transportadas até o local da montagem, onde o imóvel será instalado.

Todo esse processo é conhecido também como Off-site (traduzido, fora do canteiro). Assim como nas construções convencionais, o processo se inicia com a elaboração dos projetos arquitetônicos, elétricos e hidráulicos. Somente em seguida inicia-se a fabricação dos componentes que irão dar forma ao imóvel.

Basicamente, as empresas que trabalham com esse conceito visam promover a previsibilidade orçamentária, a agilidade e a sustentabilidade. Mesmo as casas pré-fabricadas oferecendo uma gama de vantagens, é extremamente importante pesquisar sobre o tema. Afinal, somente assim você irá entender o que o mercado oferece.

Após 38 anos vivendo em situação análoga à escravidão, Madalena é resgatada

Matéria anterior

Falsa crítica de YouTuber força restaurante a fechar as portas

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.