Natureza

Conheça a incrível espécie de aranha que pode voar

0

Elas são pequenas, ágeis, têm várias pernas, algumas venenosas e outras peludas, e metem tanto medo nas pessoas que até um nome científico existe para significar o pavor dos humanos sobre essas criaturinhas: aracnofobia. São das temidas aranhas que estamos falando.

Se você é do tipo que não gosta nem da menção do nome desse animalzinho, então com certeza essa matéria vai ter dar arrepios. Além de se mover rapidamente, subir em paredes e produzir teias, saiba que algumas aranhas se locomovem também pelos ares! Agora, aqui no Ultra Curioso, conheça a incrível espécie de aranha que pode voar.

Recentemente, biólogos que atuam em pesquisas no Panamá e no Peru descobriram um tipo de aranha de hábitos noturnos capaz de mudar de direção quando entram em queda livre, o que seria uma adaptação sem precedentes nas aranhas escaladoras de árvores, que oferece novas ideias sobre a evolução do voo. Ou seja, essas aranhinhas podem literalmente voar.

Pertencente à família Selenopoeda, a aranha se enquadra num número muito pequeno de insetos não voadores, tais como formigas e até mesmo algumas larvas de inseto, conhecidos por terem a exclusiva capacidade de manobrar “com graça” ao cair. Uma equipe de investigação liderada por Robert Dudley, da Universidade da Califórnia, nos EUA, diz que esse é o único aracnídeo conhecido capaz de se autodirigir em queda livre. Outros aracnídeos, como escorpiões e outros tipos de aranhas, simplesmente caem como pesadamente como uma pedra.

Para testar suas bizarras habilidades, os pesquisadores derrubaram 59 aranhas de plataformas situadas em copas de árvores no Panamá e no Peru. A grande maioria (cerca de 93%) dirigiu suas trajetórias aéreas no sentido de troncos nas proximidades. Após o desembarque, elas se reorientaram e caminharam em direção a alvos específicos. Veja o vídeo:

Ao planar, as aranhas evitam a queda e melhoram sua locomoção, deslocando-se de árvore em árvore com mais rapidez, e os cientistas afirmam que este tipo de comportamento pode ter precedido a origem das asas. Portanto, se um dia você estiver caminhando por aí e perceber um pequeno ponto voando em sua direção como um pássaro, não se preocupe: pode ser apenas uma aranha dando um passeio aéreo!

eutesalvo-01b969238ac9bba54e44afb5ba0820dd

Fonte: Viral Nova

5 teorias loucas que explicam o motivo de ainda não termos encontrado os alienígenas

Artigo anterior

Qual é a verdadeira história por trás dos Illuminati?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido