Você já ouviu falar na rádio russa fantasma UVB 76? Ela tem intrigado várias pessoas do país e também do mundo. E não é para menos.

O sinal de rádio, que ocupa a frequência 4625 kHz tem sido transmitido pela misteriosa rádio desde o final da década de 1.970.

A última gravação conhecida foi feita no ano de 1982, no entanto, ela continua transmitindo um zumbido repetitivo. Mas não para por aí, às vezes o zumbido para e então uma voz russa lê uma mistura de nomes e números.

militar

Algumas horas antes do natal de 1997, por exemplo, a seguinte mensagem pôde ser ouvida: Ya UVB-76, Ya UVB-76. 180 08 BROMAL 74 27 99 14. Boris, Roman, Olga, Mikhail, Anna, Larisa. 7 4 2 7 9 9 1 4.

E esse não foi o único caso de mensagens estranhas transmitidas pela frequência. Mais recentemente, no dia 24 de janeiro de 2013, os curiosos que acompanham a frequência puderam ouvir claramente a frase: “Comando 135 iniciado”.

Origem dos sinais

O verdadeiro motivo para a criação da estação é desconhecido, o governo russo nega qualquer envolvimento na sua criação.

Essa é uma das razões que faz com que a rádio seja tão especulada. Um grupo chegou a encontrar a localização da estação, por meio de uma triangulação dos sinais de rádio.

Os sinais vinham de uma base militar russa em uma pequena cidade próxima a Moscou. No entanto, a base estava abandonada desde 2010.

O grupo que visitou o local encontrou o edifício completamente vazio e realmente em estado de abandono. Estranhamente, as emissões mudaram de lugar.

estônia

Várias outras tentativas de triangulação foram feitas para tentar determinar a nova localização do sinal. Ao contrário de antes, parece que a UVB-76 passou a ser transmitida de vários transmissores em toda a Rússia.

As novas tentativas de triangulação indicaram três localizações possíveis para os sinais. A primeira é a pequena aldeia russa de Kirsino, que tem uma população de 39 pessoas, outra possível localização é Pskov Oblast, na fronteira com a Estônia.

pskov

Além dessas duas, o sudeste de Kolpino, onde existiria uma matriz transmissora supostamente utilizada pelo governo russo para transmitir  sinais da rádio estatal em todo o país, também é apontado como uma possível localização.

Por causa disso, muitas pessoas questionam se a rádio não estaria ligada ao governo ou seria uma maneira de enviar mensagens aos espiões russos.

 

Publicado em: 29/05/15 19h13