O Google Maps age como um cartógrafo experiente. Sua interface suave, além de profissional, causa a impressão que um mestre lê o mapa. Fora isso, o aplicativo não mostra somente as estradas, tanto que pessoas passam horas explorando os lugares mais remotos do planeta. Agora, um objeto fora da Terra foi identificado pelo Google Maps.
Pode parecer estranho, mas encontrar aviões no Google Maps ou no Google Earth é uma coisa fácil, até porque diariamente voam entre 100.000 e 120.000 aviões pelo mundo. No entanto, essa descoberta nas coordenadas 33°44’39.0″N 96°44’46.2″W subiu um pouco o nível. As coordenadas são de uma zona rural do Texas, ao norte da cidade de Dallas.
Descoberto por um usuário do Reddit, o objeto fora da Terra visto pelo Google Maps é um satélite orbitando o planeta a mais de 27 mil quilômetros por hora. A foto foi feita no dia 30 de novembro de 2024 por Pleiades, um satélite de observação europeu criado pela Airbus.
Xataka
Provavelmente, essa cena passaria desapercebida se não fossem as cinco silhuetas de cores diferentes que parecem ser fantasmas do próprio satélite. A realidade é que realmente é o mesmo satélite, mas visto em cinco bandas espectrais.
Primeiro foi capturada a silhueta preta, que é o satélite em infravermelho próximo. Depois são vistas as silhuetas vermelha, azul e verde, cada uma com uma cor diferente e capturada em instantes também diferentes. A última silhueta é a mais nítida de todas, que é uma imagem pancromática do satélite.
O registro do objeto fora da Terra pelo Google Maps aparece assim por conta de dois fenômenos diferentes. São eles: a velocidade com que os objetos se movem na órbita baixa do nosso planeta e a maneira como os satélites de observação fazem a captura de imagens. No caso, eles não tiram somente uma foto, mas sim várias em bandas espectrais diferentes.
Após o registro, as imagens são combinadas com um algoritmo de pansharpening e criam uma foto nítida em cores. No caso desse satélite, ele se movia a praticamente oito quilômetros por segundo, por isso a câmera capturou ele em cinco locais diferentes no mesmo instante que a captura aconteceu.
O usuário do Reddit que postou o registro do objeto fora da Terra pelo Google Maps e o astrofísico Jonathan McDowell acreditam que ele é um satélite Starlink da SpaceX.
Fonte: Xataka
Imagens: Xataka