Curiosidades

Descubra uma técnica para você nunca mais sentir cócegas

0

Você já deve ter se perguntado porque sentimos cócegas. A ciência ainda não conseguiu encontrar uma resposta para essa pergunta. Mas alguns cientistas arriscam algumas respostas.

Para alguns pesquisadores, o ato de fazer cócegas é um ato social, que cria um elo entre nós e as pessoas próximas. No entanto, outros acreditam que a sensação serve como um alerta do seu corpo, para avisar que algo rasteja sobre a sua pele.

cócegas

Há ainda outros que acreditam que a ideia de receber cócegas é uma forma de submissão a um agressor, isso explicaria porque irmãos mais velhos gostam tanto de fazer cócegas em seus irmãos mais novos.

No entanto, apesar das suposições, ainda não se sabe exatamente o que as cócegas são e porque as sentimos. Mas algo muito mais útil já foi descoberto: como se livrar definitivamente delas.

Sem expectativas

cócegaas

Chega de ser torturado dando risada contra a sua vontade! O truque para parar de sentir cócegas é bem simples. Imagine as  milhares de terminações nervosas que existem sob a pele. Quando elas são estimuladas pelo toque de outra pessoa, enviam uma mensagem para o nosso cérebro.

O efeito de um toque leve é o resultado da análise dessas mensagens por duas regiões diferentes do nosso cérebro: o córtex somatossensorial, que analisa a pressão associada com toque, e o córtex cingulado anterior, que processa sentimentos agradáveis.

Quando estes dois córtices são colocados juntos, eles criam a sensação de cócegas. No entanto, quando nos tocamos, já sabemos o que esperar. Mas quando esse toque é feito por outras pessoa, não sabemos qual será a sensação.

Sendo assim, para evitar a surpresa, e consequentemente a interpretação do cérebro que nos faz sentir cócegas, basta simplesmente colocar a mão sobre a mão de quem está te fazendo as cócegas.

Isso envia um sinal para o cérebro sobre o que esperar, anulando a sensação. É algo parecido com o que acontece quando tentamos fazer cócegas em nós mesmos.

Conheça os 10 serial killers mais malignos do século 20

Matéria anterior

Conheça as bactérias assustadoras que estão dentro do seu bolso agora mesmo

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.