Ciência e Tecnologia

Ninguém consegue não ler essa frase por esse simples motivo

0

“Lucy está indo no parque e está levando o cão para passear”

É quase impossível para você não ler esta frase.

De acordo com uma psicóloga e especialista em dislexia, isso acontece porque você sofreu ‘lavagem cerebral’. Vamos explicar:

No site de perguntas e respostas Quora, Lidia Stanton, da Universidade de Leicester respondeu a um post que perguntava ‘Quais são as coisas que os neurocientistas sabem que as pessoas não deixam de fazer?’

“Os neurocientistas e psicólogos cognitivos fazem piada de que a leitura é uma forma de lavagem cerebral, o que, de longe, é bom para as pessoas, apesar de nos fazer indefesos contra um exército de 26 letras no alfabeto”, escreveu Stanton.

Para ilustrar este ponto, a Sra Stanton postou a frase que mostramos acima:

“Lucy está indo no parque e está levando o cão para passear”.

Supondo que você goste de ler, é muito, muito difícil olhar para um texto sem ler algum trecho dele. Agora pegue, por contraste, a seguinte imagem, que mostra 36 símbolos e tente nomear o que cada símbolo representa. Não é difícil, mas leva muito mais tempo do que a leitura.

7

Agora tentar nomear a cor das seguintes palavras, mas não a própria palavra. Mais uma vez, não é difícil, mas é muito mais difícil do que a leitura:

123

É o chamado paradigma de Stroop. Stanton explica que “aprender a ler é um processo irreversível”, e por isso que a ‘lavagem cerebral’ acontece – não temos escolha em não ler.

O efeito de Stroop

1234

O efeito de Stroop é a interferência no tempo de reação de uma tarefa. Quando o nome de uma cor (por exemplo, “azul”, “verde”, ou “vermelho”) é impresso em uma cor que não é a que está escrita (por exemplo, a palavra “vermelho” escrita em azul), nomear a cor da palavra leva mais tempo e é mais propenso a erros do que quando a cor da tinta corresponde ao nome da cor.

O efeito é nomeado em homenagem a John Ridley Stroop, que publicou a análise pela primeira vez em Inglês em 1935. O efeito já tinha sido publicado na Alemanha em 1929. O artigo original foi um dos mais citado na história da psicologia experimental. O efeito tem sido usado para criar um teste psicológico (teste de Stroop ), que é amplamente utilizado na psicologia.

5 coisas que foram projetadas para controlar sua mente

Matéria anterior

6 lesões mais bizarras que as pessoas já sofreram

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos