Curiosidades

Conheça a história do Tio Sam, o mascote mais famoso dos EUA

0

Além de ser considerado um dos personagens mais famosos da história, o Tio Sam é também a personificação de um dos países mais poderosos do mundo, os Estados Unidos da América.

A primeira vez que o nome do Tio Sam foi pronunciado foi em 1812, momento em que o país encontrava-se em guerra com a Inglaterra. A expressão, de acordo com documentos históricos dos EUA, surgiu por causa do comerciante de carnes Samuel Wilson, que abastecia o exército dos Estados Unidos.

O nome Tio Sam começou mesmo a ganhar força quando o governador de Nova Iorque, Daniel D. Thompkins, visitou as instalações de Samuel Wilson. O parlamentar, na época, observou que os barris que continham a carne traziam impressos em grandes letras as iniciais “EA – US”. Ao indagar sobre as iniciais, um dos trabalhadores respondeu que EA se referia a Elbert Anderson. Era o nome da pessoa que havia contratado a carga, e que US fazia referência a “Uncle Sam” (Tio Sam, em português), apelido carinhoso que os soldados usavam para chamar o comerciante Samuel Wilson. No entanto, as iniciais, na verdade, significavam Estados Unidos.

Em 1816, Tio Sam é mencionado pela segunda vez no livro The Adventures of Uncle Sam in Search After His Lost Honor, de autoria de Frederick Augustus Fidfaddy. Já a primeira ilustração, aquela em que aparece um senhor barbudo de cartola, terno azul e vermelho e o dedo em riste, veio somente 58 anos depois, em 1870. Criada pelas mãos do cartunista Tomas Nast, a famosa ilustração, desenvolvida para convocar civis a se alistarem no exército, foi inspirada em Abraham Lincoln. O presidente norte american é considerado pelos estadunidenses um herói nacional.

Em 6 de julho de 1916, James Montgomeru Flagg desenha para a revista Leslie’s Weekly uma outra versão do Tio Sam com a seguinte legenda: “What are you doind for preparedness?”. Porém, em 1917, James modifica, a pedido das Forças Armadas, o desenho original e insere na imagem do Tio Sam a frase “I Want You for U. S. Army”. Mais de quatro milhões de cópias entre 1917 e 1918 foram reproduzidas.

EUA

Os Estados Unidos da América é uma república constitucional federal. É composta por 50 estados e um distrito federal. A maior parte do país situa-se na região central da América do Norte. Formada por 48 estados e Washington, D.C., o distrito federal da capital, os EUA é Banhado pelos oceanos Pacífico e Atlântico, faz fronteira com o Canadá ao norte e com o México ao sul. Com 9,37 milhões de km² de área e uma população de mais de 300 milhões de habitantes, o país é o quarto maior em área total, o quinto maior em área contígua e o terceiro em população.

Os Estados Unidos respondem por 39% dos gastos militares do planeta e são um forte líder econômico, político e cultural. É também uma nação multicultural, produto da forte imigração. Sua geografia é extremamente diversificada, com desertos, planícies, florestas e montanhas que abrigam uma grande variedade de espécies. Sua economia é alimentada pela abundância de recursos naturais, por uma infraestrutura bem desenvolvida e pela alta produtividade. E, apesar de ser considerada uma economia pós-industrial, o país continua a ser responsável por cerca de 39% dos gastos que evolvem o setor militar.

A campanha brasileira durante a Segunda Guerra Mundial

Matéria anterior

Evento de Tunguska, o dia em que apocalipse quase aconteceu

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.