Nosso vizinho esverdeado Urano é um planeta que faz parte do Sistema Solar. É o sétimo planeta do sistema solar em relação ao Sol e está localizado entre os planetas Saturno e Netuno. Foi descoberto em 13 de março de 1781 pelo astrônomo inglês de origem alemã William Herschel. Descubra 7 curiosidades sobre esse grande planeta:

Gigante

 10

Com diâmetro de 51.118 quilômetros, Urano é o terceiro maior planeta do sistema solar (perde apenas que Júpiter e Saturno).

Órbita

11

Publicidade
continue a leitura

Pela distância a que está do Sol, Urano demora 84 anos terrestres a completar a sua órbita. Um dos aspectos mais curiosos desse planeta é o seu eixo de rotação ter uma inclinação de 97.86 graus basicamente isso significa que ele ‘’roda deitado’’.

História

12

O primeiro registro realizado acerca de Urano aconteceu no ano de 1690, ganhando o nome de estrela 34 tauri, o trabalho de coleta de dados se deve aos esforços de John Flamsteed.

Ele também têm anéis

Publicidade
continue a leitura

13

As principais informações a respeito desse corpo celeste foram proporcionadas com a passagem da sonda Voyager 2. Através das informações obtidas por essa sonda, os astrônomos aperfeiçoaram a caracterização de Urano, sendo possível identificar 27 satélites naturais (Luas) e 13 anéis nesse planeta.

Noites muito muito longas!

15

Devido o eixo de rotação ser próximo da órbita, as noites têm duração de quarenta anos e nesses períodos as temperaturas atingem – 210ºC.

Publicidade
continue a leitura

Beleza

14

Urano possui uma cor azul-esverdeada, característica proveniente da fusão de diversos gases contidos na sua atmosfera.

Mitologia

Urano tem esse nome em homenagem ao deus da mitologia grega Urano que personificava o Céu.

Publicado em: 24/11/14 18h31