• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 invenções que só existem para bugar sua mente

POR Bruno Destéfano    EM Inovação      06/05/19 às 15h26

A linha tênue entre o lunático e o engenhoso é geralmente muito estreita, sendo às vezes difícil entender a funcionalidade de determinada invenção. Só que a gente esquece que nem tudo precisar ser útil para ser genial - ao menos da maneira que entendemos este conceito. Muitas engenhosidades são apenas o caminho para algo que ainda não vislumbramos. Até porque existem problemas que estão longe de ser resolvidos e, se os cientistas ou visionários continuarem tentando conhecer por meio da criatividade, estaremos em ótimos lençóis. Afinal, viver mergulhado em conhecimento é uma das melhores coisas que existem por aí. Falo do ponto de vista de um geminiano nato, mas eu tenho certeza que você concorda comigo. Porque, senão tivesse interesse em novos e grandes aprendizados, nem estaria aqui lendo esta matéria. O ato de conhecer confunde para depois "trazer luz" para além dos termos utilitários. Pensando nisso, criamos uma lista com 7 invenções que só existem para bugar sua mente.

Vamos continuar o raciocínio porque hoje eu estou inspirado: existem diversos problemas cotidianos que todos nós enfrentamos, mas ninguém apresenta uma solução viável e uma nova invenção que possa resolvê-los. Então, talvez, apenas talvez (focou no talvez), uma das inovações loucas por aí pudesse realmente ser útil com o tempo, mesmo que no começo elas pareçam... meio... complicadas. Vamos à lista?

1. Vantablack

Vantablack é o material mais escuro do mundo. Pronto, podemos passar para o item #2. Estou brincando! Em termos de descobertas científicas, é mais do que isso. No início, seus criadores afirmaram que ele era capaz de absorver 99,96% da luz ultravioleta, visível e infravermelha. Eles agora afirmam que não existe nenhum instrumento capaz de medir exatamente a quantidade de luz absorvida pela versão mais recente. Espera-se que a próxima absorva toda a luz do universo junto com a esperança e as almas humanas. Está bem, acho que foi um exagero.

Vantablack não é realmente uma pintura. É um revestimento especial feito de minúsculos nanotubos de carbono. Cada um deles é cerca de 3.500 vezes menor que o diâmetro de um cabelo humano. Há cerca de um bilhão deles em cada centímetro quadrado.

2. A fonte de água que sobe (ou quase isso)

Na realidade, a fonte de água de James Dyson não faz a água fluir para cima. É uma ilusão na qual o ar comprimido força as bolhas sob a rampa de vidro a subir em direção ao topo. Nossos olhos são completa e cruelmente enganados para que acreditemos que a água também está se movendo nessa direção.

Essa é literalmente um das invenções que só existem para bugar sua mente mesmo. Bem artsy fartsy.

3. Ferrofluidos

Ferrofluido é um líquido que se torna altamente magnetizado na presença de um campo magnético. A forma "espetada" tem a ver com a necessidade de encontrar a forma mais estável. Assim, a energia total do sistema miniminiza, tal como o efeito conhecido como a instabilidade do campo normal.

Os cientistas associados à NASA, ao criarem isso aí que, com certeza, bugou o meu cérebro, estavam procurando uma maneira de controlar os fluidos no espaço. Até o momento, o líquido não demonstrou todo o potencial esperado. Vamos ver o que vem depois disso.

4. Gomboc

Olha só, chegamos na parte que eu estava querendo que você lesse. O Gomboc parece não ter utilidade alguma, mas é simplesmente o resultado de 10 anos de pesquisa/experimentação e tem a capacidade de provar uma teoria matemática. É "útil"? Talvez não em termos comuns, mas não podemos falar que não é importante. Entendeu o meu ponto agora?

Segundo a revista Wired, a teoria consiste na hipótese de que é possível existir um objeto mono-monostático. Ou seja, um corpo com a posição estável de repouso e com um único ponto de equilíbrio instável. "Como assim?", você me pergunta. E eu te respondo: "não sei".

O que eu sei é que, quando você coloca o Gomboc em algum lado fora da sua posição de descanso estável, ele se treme todo até retornar ao ponto de estabilidade.

5. Plataforma que está sempre um passo a frente

Você já desejou uma superfície de caminhada infinita? Essas plataformas de caminhada usam sensores ultrassônicos para adivinhar a direção do seu próximo passo. Eles se reorientam para que estejam exatamente no lugar que você deseja ir. Os blocos são feitos de um tecido sensível ao toque chamado Kuralon EC, que pode detectar uma pequena mudança de pressão nas solas dos pés do usuário.

Essa informação é enviada para um computador, que altera a posição das peças de forma que elas estejam no lugar correto quando o andador realmente der um passo.

6. Areia hidrofóbica

A areia hidrofóbica é composta por areia regular coberta com uma substância chamada "vapor de trimetilsilanol". A mistura resiste resiste à água, não à areia em si. É impossível deixá-la molhada, não importa quantos baldes de água você derramar sobre ela. Existem algumas possibilidades ambiciosas, como usá-la para combater a escassez de água em regiões desérticas, mas esses esforços parecem não ter chegado muito longe.

No entanto, há rumores de que você também pode usá-la como uma maneira prática para coletar xixi do seu gato. As amostras veterinárias seriam mais fáceis, se coletadas assim.

Está vendo? Agora temos a carta da utilidade em jogo!

7. Starlite

Esta invenção particular se destaca nesta lista por causa de seu potencial permanentemente não realizado. Starlite é (ou melhor, era) um plástico super resistente ao calor inventado por um cabeleireiro. Quando Maurice Ward apresentou Starlite ao mundo, foi recebido com indiferença. Ninguém acreditava naquilo.

No entanto, testes provaram que o material era real. Este ficava frio ao toque depois de ser submetido ao calor de 2.500 graus Celsius de um maçarico. Se um ovo coberto por ele fosse exposto a um calor semelhante, não só a casca permaneceria intacta, como o interior do ovo ainda estaria completamente cru ao final do teste.

Parece extremamente importante, não é? Pena que Ward foi ambicioso demais. Ele queria que as organizações, como a British Aerospace, NASA e Boeing, assinassem coisas que não estavam dispostas a assinar.

Como nunca conseguiu que alguém concordasse com seus termos, a fórmula secreta da Starlite foi com o seu criador para o túmulo. Isso significa que, hoje, o único propósito real da Starlite é apenas mexer com a mente das pessoas. Ou seja, é uma das invenções que só existem para bugar sua mente e pronto.

Então é isso, não é? Teria interesse em adquirir algumas destas invenções? Acha que futuramente terão mais "utilidade" do que atualmente? Não deixe de fazer o seu comentário.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+