Curiosidades

Conheça Nicole Mann, a primeira mulher indígena a ir ao espaço

0

Os astronautas precisam seguir regras rígidas de peso em relação ao que levam em suas viagens espaciais. Isso acontece porque o equipamento da missão deixa pouco espaço para artigos pessoais. No entanto, Nicole Aunapu Mann, de 45 anos, não pensou muito na hora de preparar sua mala, o item que ela realmente desejava que a acompanhasse durante a viagem ao espaço era um símbolo de sua herança indígena.

A ex-piloto de testes da Marinha dos EUA se tornou na última semana a primeira mulher indígena americana a ir para o espaço. Ela é um dos quatro astronautas da missão Crew-5 da Nasa, agência espacial americana, que foi lançada na última quarta-feira (05/10), da Flórida, com destino à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Para homenagear o seu povo Wailacki, Nicole Mann levou um filtro dos sonhos. Ela ganhou o amuleto indígena que ganhou da mãe, Victoria, quando era criança, para lembrar a família.

De acordo com a cultura indígena norte-americana, os filtros dos sonhos representam unidade e oferecem proteção. “Será um pedacinho da minha família que levarei ao longo desta jornada”, afirmou a astronauta à BBC antes de embarcar.

Inspiração para outras mulheres

Foto: Nasa

Nicole Mann será a comandante da missão, a bordo da espaçonave Crew Dragon, da SpaceX. A tripulação também inclui o americano Josh Cassada, o astronauta japonês Koichi Wakata e a cosmonauta russa Anna Kikina. A estimativa é que a equipe passe seis meses a bordo da ISS.

A indígena também é uma das astronautas do Programa Artemis, que objetiva levar a primeira mulher e a primeira pessoa negra à Lua até 2026.

Mann, que é uma piloto militar condecorada, disse à BBC que ficou muito emocionada com seu voo histórico.

“Eu realmente espero que esta missão inspire as crianças indígenas americanas a seguir seus sonhos e perceber que algumas dessas barreiras que existem ou costumavam existir estão sendo derrubadas.”

Já em entrevista coletiva no dia 30 de setembro, Nicole Mann acrescentou: “na verdade, espero que inspire os adultos também a seguir seus sonhos e perceber que as limitações que podemos ter tido no passado estão começando a ser quebradas”.

Vale lembrar que o primeiro homem indígena americano a ir ao espaço foi John Bennett Herrington, do povo Chickasaw. De acordo com informações da BBC, ele voou a bordo do ônibus espacial Endeavour vinte anos atrás.

Em sua viagem de 13 dias ao espaço, no ano de 2002, Chickasaw levou a bandeira Chickasaw e uma flauta tradicional.

Guerras e medalhas de Nicole Mann

Foto: Nasa

Nicole Mann, natural da Califórnia, estudou engenharia mecânica na Universidade de Stanford. Ela se tornou coronel do Corpo de Fuzileiros Navais, pilotando diversos aviões de combate.

Além disso, foi destacada duas vezes para porta-aviões de apoio a operações de combate no Iraque e no Afeganistão. Ao todo, Mann recebeu seis medalhas por seu serviço às Forças Armadas dos EUA.

De acordo com informações da BBC, esta missão é o primeiro voo espacial de Mann desde que ela finalizou seu treinamento para astronauta em 2015. Nicolle Man é um dos oito membros da 21ª turma de astronautas da Nasa, formada para operações da estação espacial e para possíveis missões futuras para a Lua e Marte.

Foto: Joel Kowsky/ Nasa

Na Estação Espacial Internacional, a equipe vai fazer 250 experimentos científicos. Segundo a Nasa, eles vão ajudar a beneficiar a vida na Terra, assim como podem auxiliar e preparar para a exploração humana além do planeta.

Além disso, esta ação inclui ajudar a imprimir células humanas em 3D até cultivar tomates, e potencialmente fazer caminhadas espaciais.

A primeira missão da equipe será dedicada a realizar a transição com a missão Crew 4, que voltará para a Terra em 12 de outubro. Entre os astronautas que retornam ao nosso planeta está Samantha Cristoforetti, a primeira mulher europeia comandante da Estação Espacial Internacional.

Fonte: BBC

Escândalo levou 175 crianças à infecção pelo vírus do HIV

Artigo anterior

Simaria afirma que queria que Simone a esperasse para voltar a cantar

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido