Conheça o 1º filme de ficção científica da história do cinema

POR Thamyris Fernandes    EM Curiosidades      06/06/14 às 21h02

Hoje em dia ir ao cinema é algo comum. As pessoas vão quase todos os dias, compram seus ingressos a preços relativamente acessíveis, assistem seus filmes e, quem sabe, voltam até na mesma semana para ver outros lançamentos. No entanto, houve uma época em que esse ambiente tinha muito mais glamour.

Na década de 20, por exemplo, as pessoas ficavam maravilhadas com a possibilidade de ver as primeiras produções cinematográfica, com seus efeitos especiais "feitos à mão", além da imagem em preto e branco. Era um época também em que as imagens dos filmes eram mudas e havia orquestra ao vivo dentro das salas de reprodução.

Metropolis, de 1927, é um ótimo exemplar desse período. Ele faz parte do cinema impressionista alemão, dirigido pelo lendário Fritz Lang; e é considerado o primeiro longa de ficção científica da história.

O filme futurista, conta uma história que se passa no ano de 2026 e narra a situação desigual entre dois mundos: os poderosos, que vivem na superfície; e os escravos, que habitam um mundo subterrâneo. Uma realidade de exageros e privações se compõem no enredo até que uma grande confusão, envolvendo um robô, criado para espionar os escravos; se instala e promete mudar de vez a forma de organização firmada até então.

Mas não é só a história desse filme que fascina. Sua "superprodução" foi um marco para a época e impressionou muito o público, especialmente a parte que teve acesso às imagens de seus bastidores.

Veja algumas fotos que mostram esses fantásticos momentos de gravação, há muitas décadas atrás:

Clique aqui para ver a Galeria (Se você estiver usando celular)

Como um bônus para quem se interessou pela matéria, nós postamos abaixo, um fragmento do filme. Confira o glamour das imagens:

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+