Curiosidades

Como funciona a “linha direta” que liga a Coreia do Norte e a Coreia do Sul?

0

Constantemente a Coreia do Norte se envolve em assuntos polêmicos. E não é pra menos. Conhecida por viver um regime extremamente autoritário, liderado por Kim Jong-un, já foi denunciada inúmeras vezes pela Organização das Nações Unidas (ONU) por práticas que vão contra a humanidade. Nós já falamos sobre o país em outras matérias. Talvez você goste de saber um pouquinho mais sobre os campos de concentração norte coreanos, por exemplo.

Bom, algo que veio à tona recentemente abrange a linha direta entre os lados norte e sul das Coreias. Nesta quarta-feira (3), a Coreia do Norte anunciou que reativaria as linhas de comunicação entre os dois países. Tudo aconteceu pouco depois de uma declaração surpreendente do ditador.

Para quem já está acostumado a escutar ameaças saindo da boca de Jong-un, foi um susto escutar o que ele disse em sua mensagem de ano novo… Lembrando sobre o conflito que já dura quase 50 anos com a Coreia do Sul, Kim alegou que anseia por uma “solução pacífica” para o caso, e que os acordos entre eles devem ter início “o quanto antes”. Ainda expressou seu desejo em reativar a linha telefônica direta, que liga os dois lados. E assim o fez… A primeira ligação entre eles ocorreu no dia 03.

Embora tenha sido realmente uma ótima notícia, muitos aconselham que não se deve confiar completamente em tal vontade de Kim. Tudo pode apenas ser uma estratégia para aproximar Seul de Pyongyang (capitais da Coreia do Sul e do Norte, respectivamente). Vale lembrar que agora, o país sul coreano é a sede para os Jogos Olímpicos de Inverno deste ano. Assim sendo, tudo pode ser uma armadilha para enfraquecer a relação do país com os norte americanos. Por outro lado, o ditador demonstrou interesse em que atletas de seu país participem dos jogos.

Mas afinal, como funciona essa linha telefônica?

Ela fica entre dois prédios localizados na zona desmilitarizada. O telefone que pertence ao ludo sul se posiciona a menos de 100 metros do lado norte. Estava desativado desde o ano de 2006… Que foi quando a Coreia do Norte desativou um de seus complexos industriais, deixando norte e sul coreanos desempregados. Embora a Coreia do Sul ainda tenha feito ligações por quase dois anos após o acontecido, o lado norte nunca mais respondeu as mensagens.

Bem, falando do telefone em si, não se sabe ao certo sobre sua real tecnologia. Como não é possível ver aquele que está no lado norte, é possível julgar apenas se baseando neste que está do lado sul. Mas em uma primeira análise, ele não parece ser tão sofisticado quanto poderia. A impressão é  de que ele se assemelha muito com uma daquelas antigas máquinas caça-níquel. A tela se parece com a de um computador dos anos 90, rodando o Windows XP. Ainda podemos  encontrar dois fones de cores diferente, sendo que o vermelho é utilizado para receber chamadas da Coreia do Norte, e o verde para efetuarem a ligação para lá.

Foram feitos testes que duraram cerca de 20 minutos, na intenção de garantir que tudo estava funcionando dentro dos conformes. No ano de 2008, Kim Yeon-cheoi, um funcionário da Coreia do Sul, afirmou que conversas de 5 minutos sempre eram a respeito de negócios: “Todas as chamadas eram oficiais. Nós não fazíamos nenhum tipo de piada”, disse ele. Bem, a verdade é que nunca saberemos os reais assuntos dessas conversas, mas autoridades de ambos os lados se mostram animados com o estreitamento da comunicação.

Ainda existem ameaças

Bem como falamos anteriormente, ainda é válido salientar que tudo pode ser apenas uma estratégia para atingir os Estados Unidos. No mesmo discurso em em que Jong-un dava a feliz notícia, ainda deixou um recado dizendo que “sempre há um botão nuclear em sua mesa”, capaz de disparar contra os Estados Unidos.

E como já era esperado, Trump não deixou barato e publicou a seguinte mensagem em seu Twitter: “O líder norte-coreano Kim Jong-un acabou de dizer que o ‘botão nuclear está sempre sob sua mesa. Alguém que pertença a esse regime decrépito e causador de fome, por favor, avise a ele que eu também tenho um botão nuclear, mas que é muito maior e muito mais poderoso que o dele… E o meu funciona!”. Bem, a verdade é que ainda é muito cedo para se afirmar quais as reais intenção por trás da reabertura da linha direta, mas esperamos que realmente seja apenas uma boa tentativa de solucionar o conflito.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

7 filmes bons arruinados por um final medíocre

Artigo anterior

10 melhores velocistas da CW, do mais lento ao mais rápido

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido