Curiosidades

Conheça o sistema de iluminação na Suécia que deixa o céu roxo durante a noite

0

Nos últimos meses, os residentes de Gislov e Trelleborg, duas pequenas cidades do sul da Suécia, têm vivenciado um fenômeno peculiar: o céu, durante a noite, ganha uma coloração magenta brilhante.

Quando se depararam pela primeira vez com o fenômeno, os locais de ambas cidades ficaram alarmados. O susto só foi sanado quando os proprietários de uma fazenda de tomate que fica próxima aos municípios explicaram que a cor é simplesmente resultado da instalação de um novo sistema de iluminação.

O céu da Suécia e o sistema de iluminação

O novo sistema de iluminação é equipado com uma luz roxa. A instalação foi feita nas proximidades de ambas as cidades para favorecer a agricultura local. De acordo com os proprietários da fazenda, responsáveis pelo projeto, a luz, ao entrar em contato com as plantas, acaba estimulando o crescimento da mesmas e, como consequência, transforma a cor do céu durante a noite, deixando-o, assim, roxo.

Obviamente, antes da explicação chegar até os locais, inúmeras fotos retratando o céu de coloração magenta começaram a circular nas redes sociais. Mesmo intrigados, grande parte dos residentes aprovaram o efeito. Em contrapartida, muitos passaram a negar o novo sistema de iluminação porque a luz, ao iluminar parte das casas dos moradores, acabava interferindo na qualidade do sono.

Com o intuito de evitar qualquer situação constrangedora, os responsáveis pela instalação elétrica, decidiram desligar o sistema entre às 17 horas e 23 horas. Para informar sobre a decisão, os proprietários divulgaram um comunicado.

“Primeiramente, gostaríamos de informar a todos que optamos em desligar o novo sistema de iluminação em um determinado período da noite”, diz parte do comunicado emitido pelos proprietários. “Embora isso possa acarretar um certo prejuízo para nós, preferimos priorizar a boa relação com os residentes. Nosso intuito não é causar nenhum desconforto. Queríamos apenas economizar energia elétrica e estimular a agricultura local”.

Além de interferir na qualidade do sono dos moradores, o sistema de iluminação parece também confundir os pássaros que habitam a área.

Curiosidades sobre o país

A Suécia é um país diferentão. Sim, não existe outra palavra para definir essa nação que tem apenas 10 milhões de habitantes. Ali, em boa parte do ano se faz frio e, para aqueles que estão acostumado a viajar para a Europa, o país acaba ficando na contramão, afinal, não existem voos diretos. E o que a Suécia tem de especial, então?

Muita coisa, na verdade. O país, por exemplo, é berço de inúmeras startups. E muitas delas foram capazes de atingir valuations de US$ 1 bi em pouquíssimo tempo. Foi ali que nasceram o Spotify, a Kings – empresa responsável pelos games Minecraft e Candy Crush – e o Skype. Além disso, foi na Suécia também as marcas H&M, Volvo, Saab, Eletrolux e Ikea ganharam fama e conseguiram se tornar multinacionais.

Achou pouco? Calma, ainda há muito mais. Gosta de música, de música boa? O grupo ABBA é dali. O quarteto canta em inglês, sabemos disso. Mas são suecos. Disso voce nao sabia e provavelmente seus pais também não. A banda, que foi a queridinha de muita gente na década de 70, faz sucesso até hoje em musicais na Broadway e em filmes produzidos por Hollywood.

O país também é 100% bilíngue. Foi na década de 40 que o inglês tornou-se obrigatório nas escolas. Portanto, desde então, todas as crianças têm sido alfabetizadas em inglês e sueco. Por conta disso, no país não existe filme dublado e nem com legendas.

E para finalizar com chave de ouro, a Suécia, hoje, é o terceiro país no ranking global mais próximo de alcançar a igualdade de gênero.

Quais são as profissões mais bem remuneradas? (2020)

Matéria anterior

7 famosos que recusaram prêmios e homenagens

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar