Conheça os 15 maiores mitos sobre educação

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      28/02/15 às 19h33

Não importa o quanto os estudantes odeiem  acordar cedo para ir a escola ou estudar toda a noite para as provas, eles sabemos que a educação é a coisa mais importante que se pode fazer pela vida profissional.

No entanto, assim como em outros campos importantes da vida, há muitas declarações falsas sobre a faculdade, ensino médio, e todas as outras instituições ou etapas de ensino.

1. O melhor momento para visitar a faculdade é depois de ter sido admitido

faculdade

Muita gente só conhece o local em que vai estudar depois de ter passado no vestibular. No entanto, pode ser importante conhecer a universidade de destino antes de se candidatar à vaga na instituição.

2. Faculdades pouco conhecidas são ruins

facukk

Algumas universidades são bastante conhecidas no país todo, outras nem tanto. O fato de uma universidade não ser "famosa" não significa que ela seja necessariamente ruim.

3. A maioria dos professores não se importam com os seus alunos

prof

Infelizmente  no Brasil, em geral os professores costumam ter uma carga alta de trabalho e um grande número de alunos. Muitos deles não conseguem dar a devida atenção a cada estudante, mas os professores costumam se importar com seus alunos.

4. Os professores são a única fonte de aprendizado

prof

A aprendizagem é um processo interativo. Os professores não são as únicas pessoas na sala de aula que têm um conhecimento valioso para compartilhar. Os alunos também podem ensinar uns aos outros e se beneficiarem trabalhando em conjunto.

5. Qualificação de professores não beneficia os alunos

prof2

Este mito foi derrubado várias e várias vezes pela National Bureau of Economic Research, que tem mostrado muitas vezes que os novos professores com maior  formação resultam em alunos com taxas mais elevadas de aproveitamento e mantêm as suas posições mais do que os professores com menos preparação.

6. O desempenho dos alunos tem diminuído

desempenho

Apesar do que alguns rumores sugerem que os estudantes de hoje têm um desempenho não muito bom, no que se diz de testes padronizados de avaliação, simplesmente não há provas concretas para o mito de que o desempenho dos alunos tem diminuído ao longo de décadas.

7. O resultados de testes são mais importantes que a sua nota

teste

Esta é uma falsa impressão que muitos jovens que pretendem entrar na faculdade tem, mesmo que na maioria dos casos o desempenho na escola seja um melhor preditor de sucesso da faculdade do que testes padronizados.

8.Turmas pequenas produzem melhores resultados

turmas pequenas

Apesar de numerosos estudos demonstraram que as classes menores, especialmente em ambientes universitários, podem apresentar certas melhorias, não há nenhuma evidência verdadeira de benefício a estudantes em uma escala de quantidade.

Considerando os desafios financeiros de quebrar os alunos em grupos menores, a contratação de mais professores e investir em mais recursos, redução do tamanho da classe pode não não ser vista como uma solução equilibrada.

9. Os resultados dos testes estão relacionados com a competitividade econômica

competitividade

Se levarmos em conta um país como o Japão, cuja economia atual sofre defasagens enquanto seus alunos continuam obtendo bons resultados em testes de avaliação, pode-se facilmente compreender que a qualidade da educação  pode prevalecer em uma nação lutando economicamente.

10. Muita lição de casa significa mais aprendizagem

aprendizagem

Inúmeras pesquisas têm mostrado que mais lição de casa não significa necessariamente mais aprendizado. Isto é especialmente verdadeiro para a escola primária e para alunos do ensino médio.

11. Você deve ir para a faculdade mais prestigiada em que for aprovado

facul

Este é um dos maiores erros que muitos estudantes cometem por vaidade ou falta de bom senso. Você deve ir para a faculdade em que se encaixa da melhor forma, não a mais conhecida. Agora, se ela for prestigiada também, melhor para você.

12. Notas boas é o mais importante

noas boas

Esta é uma armadilha em que muitos estudantes caem. Apesar de provas serem importantes, elas não significam tudo. Uma pessoas que não obtêm notas tão boas pode se tornar um bom profissional. O mais importante é o quanto você aprende e também a qualidade do aprendizado, as notas são apenas um resultado, que pode representar o aproveitamento do aluno, ou em alguns casos não.

13. Cotistas não são bem sucedidos

cotistas

Uma pesquisa realizada pela Unesp em parceria com a Unicamp em 2001 demonstrou que os alunos cotistas, na maior parte das vezes, tinham um resultado melhor que os outros alunos nos cursos universitários.

14. A faculdade dura apenas 4 ou 5 anos

dura

A maioria dos cursos universitários dura 4 ou 5 anos. O ideal seria concluir o curso nesse tempo, claro, mas de acordo com várias pesquisas poucos estudantes concluem a faculdade nesse tempo.

15. Não ingressar ou abandonar a faculdade te faz um perdedor

perdedor

Ellen DeGeneres, Ted Turner, Brad Pitt, Steve Jobs, Oprah Winfrey, Bill Gates, e Mark Zuckerberg são apenas alguns dos muitos que abandonam a faculdade e mesmo assim obtiveram muito sucesso profissional.

 

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+