• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Conheça os cães que assustam ursos para o bem dos animais

POR Leticia Rocha    EM Mundo Animal      28/02/19 às 15h38

Nós sabemos que o aquecimento global tem afetado todo o mundo e causado prejuízos para todos. Até mesmo para os ursos. Você, provavelmente, não está entendendo bem, mas acontece que os ursos polares estão perdendo seu espaço. O derretimento das calotas polares influencia diretamente na vida dos animais e na oferta de alimentos.

O que tem ocorrido é que sem comida e com seu habitat se desmanchando, literalmente, o ursos acabam fugindo para outros lugares. Afinal, eles precisam se alimentar para sobreviver. E o que tem ocorrido é que os animais têm saído de seu habitat e estão invadindo cidades em busca de comida.

Ursos na cidade

Aconteceu que os ursos começaram a invadir casas e prédios públicos da cidade. Como são uma espécie em extinção, o governo federal não deu aval para que fossem sacrificados. Antigamente, caso isso ocorresse, o natural seria que os animais fossem sacrificados. Ou colocados em uma jaula e levados para longe, no entanto, nada disso resolveria os problemas atuais.

O número de ursos invadindo a cidade era muito maior. Matá-los poderia apenas piorar os níveis de extinção dos animais. Os protetores dos animais então assumiram uma nova missão, a de salvar a vida dos ursos. Mas como fariam isso?

Foi então que a bióloga Carrie Hunt percebeu que os ursos tinham medo dos cães. Isso porque os coiotes roubam os filhotes de urso e eles associam cães aos coiotes. Foi então que decidiram utilizar os animais para manter os ursos longe. Os cães se tornaram "pastores de urso" e assustam os ursos para que eles se mantenham longe das zonas urbanas e não corram o risco de serem sacrificados.

Assustando os ursos

Os cães utilizados para o trabalho são da raça ursos da carélia. O animal de pelagem branca e preta foi criado para trabalhar como cão de raça, mas quando perceberam que poderiam ajudar com os cães, eles assumiram essa tarefa.

Os cães então começaram a ser treinados e enviados para vários locais que estavam sofrendo com a invasão dos animais. Os serviços são úteis principalmente nas cidades próximas das regiões em que os animais habitam. O trabalho dos cães tem poupado a vida de vários ursos.

Quando ocorre de um urso entrar em uma zona urbana, eles são presos no local e então os cães entram em cena. Eles latem e realmente assustam os ursos. Parece cruel, mas é a única forma não letal e efetiva que encontraram de fazer isso. Os cães não mordem e nem machucam os animais, apenas os assustam. E então os cachorros são presos e o urso é liberado. De acordo com o coordenador do Instituto Wind River Bear, que cuida dos cães, os ursos são espertos e compreendem que não devem retornar.

É triste saber que tudo isso acontece. Afinal, se o aquecimento global não estivesse destruindo o habitat desses animais, eles não estariam invadindo a cidade. Afinal, eles estão indo em busca de alimento e de sobreviver a situação em que estão. Apesar disso, estar na cidade é algo que colocaria a vida em um risco ainda maior, então que bom que encontraram um forma não nociva de manter os ursos longe.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Leticia Rocha
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+