• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Por que os ursos panda são preto e branco?

POR Magno Oliver    EM Mundo Animal      24/03/17 às 13h16

Os pandas são conhecidos por terem um comportamento dócil, uma aparência carismática e que desperta um sentimento de fofura nas pessoas. É quase impossível alguém não se engraçar com um panda. Mas e se invadirmos a jaula onde eles moram, o que acontece? Um homem resolveu entrar numa jaula de um panda e teve uma surpresa bem ingrata. E aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você o que aconteceu.

Fofinhos, peludinhos e muito queridos pelas pessoas.De acordo com o portal G1, "a idade dos bichos varia de uma semana a dois meses. O habitat natural dos pandas são as regiões montanhosas do sudoeste da China. O país tem cerca de 1.600 pandas vivendo na natureza selvagem e 300 em cativeiro. A espécie é considerada ameaçada de extinção."

O olho dilatado ajuda a enxergar bem tudo ao redor. Mas a carinha cativante esconde um segredo: ele é o único primata venenoso do mundo. Por ser um urso, o panda poderia dar medo, mas o que acontece é o contrário. O panda se alimenta de bambu e por isso não temos aquela imagem dele como um animal predador, sempre pronto para dar o bote.

A adaptação a uma dieta vegetariana foi consequência da abundância de bambu no habitat dos pandas, na China. Os pandas precisam comer mais de 20 kg de folhas por dia! Isso significa passar 16 horas mastigando sem parar. Justamente por causa disso, os pandas ficaram mais bochechudos.

A mandíbula deles se desenvolveu para acomodar músculos fortes que trabalham o dia todo mastigando. Mais bochecha significa mais fofura. E com a cabeça redonda eles ainda parecem um bichinho de pelúcia. Ursão, na verdade."

Os pandas chamam atenção por conta dos pêlos em duas cores e a aparência bonitinha. Mas você sabe qual é o motivo de eles terem os pêlos do corpo nessas duas cores?

O líder de um estudo da Universidade Califórnia Davis, em um comunicado publicado no jornal El País, existem razões científicas para eles terem os pêlos em duas cores.

Segundo o comunicado, "os mesmos pesquisadores que concluíram que as listas das zebras servem para evitar a picada das moscas constataram que os ursos panda -os únicos que não são monocromáticos- são de cor preta e branca para se camuflarem e se comunicarem.

Um estudo publicado na revista Behavioral Ecology, realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia Davis e da Universidade do Estado da Califórnia, indica que a maior parte do corpo desses animais, como a cara, o pescoço e o quadril está coberta de branco para se esconderem com facilidade na neve. E os braços e as pernas são pretos porque isso os ajuda a se esconderem nas sombras da floresta.

Entender por que o panda gigante tem esta cor é uma velha incógnita que não havia sido possível desvendar até agora porque, como nenhum outro mamífero tem essa aparência, não se podia fazer analogias", explica Tim Caro, líder do estudo e pesquisador na Universidade Califórnia Davis.

O que explica por que somente o panda tem essa cor é sua dieta especial, centrada no bambu. Trata-se de um alimento tão leve que esses ursos não conseguem suficiente energia para hibernar, e por isso se veem obrigados a caminhar tanto pela neve como nas sombras da floresta. As marcas escuras em sua cabeça, por sua vez, se relacionam com a comunicação.

Os cientistas acreditam que as orelhas pretas contribuem para intimidar possíveis agressores e que as manchas escuras em torno dos olhos são como uma digital individual relacionada com seu reconhecimento. Para chegar a esses resultados os pesquisadores estudaram cada parte do corpo do panda de modo independente para compará-las com as mesmas partes do corpo de outros animais -195 espécies carnívoras e 39 subespécies de ursos, com as quais está aparentado.

Depois, vincularam as cores com diversas variáveis ecológicas, genéticas e de comportamento dos animais. A equipe de Caro não encontrou evidências de que o branco e o preto do panda sirva para regular sua temperatura (porque o branco reflete mais calor que o preto), tal como propunham outros cientistas.

Sua conclusão é que a cor do panda é resultado de "um conjunto de funções que lhes permite se camuflarem em diferentes ambientes e se comunicarem por meio de traços faciais"."

Incrível a explicação científica para eles terem os pêlos nessas cores não é mesmo? O que você achou? Mande seu comentário para gente.

Próxima Matéria
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+