História

Conheça os Jomsvikings, a Irmandade Militar dos vikings

0

Você sabe quem foram os vikings? Eles foram uma antiga civilização originária da região da Escandinávia, que hoje compreende o território de três países europeus, a Suécia, a Dinamarca e a Noruega. Eram conhecidos como nórdicos ou normandos, eles estabeleceram uma rica cultura que se desenvolveu graças a atividade agrícola, o comércio marítimo e o artesanato.

Dentre toda essa realidade, o universo dos guerreiros ocupava um lugar especial. Atualmente existem vários contos, lendas e mitos em torno dessa antiga civilização com canções épicas, grande histórias de batalhas. Entre as histórias mais famosas estavam a Jomsvikings.

Os Jomsvinkings era uma lendária irmandade, féis ao culto de divindades como Odin e Thor. De acordo com as lendas nórdicas (particularmente a Saga Jómsvíkinga, a Saga do Rei Olaf Tryggvasson e histórias encontradas no Flateyjarbók), a fortaleza dos Jomsvikings, a Jomsborg, estava localizada na costa sul do Mar Báltico (moderna Pomerânia), aproximadamente entre 960 e 1043. Devido à escassez de fontes primárias, a existência de Jomsborg ainda é discutida entre os acadêmicos.

Admissão

Vikings

A Saga dos Jomsvikings relata que eles selecionavam criteriosamente quem seria admitido no clã. A admissão era restrita a homens que tivessem provado seu valor entre 18 e 50 anos (houve apenas uma exceção: um menino de 12 anos chamado Vagn Âkesson foi aceito por ter derrotado Sigvaldi Strut-Haraldsson em um combate). Para que fosse admitido, o candidato deveria realizar uma tarefa que demonstrasse sua força e coragem, geralmente assumida como um holmgang (duelo praticado entre os antigos escandinavos) com um Jomsviking.

Uma vez que eram admitidos, os Jomsvikings exigiam o estrito cumprimento de um código de conduta, a fim de cultivar um senso de disciplina militar entre eles. Assim, qualquer violação das regras sofreria a imediata expulsão do infrator. A cada Jomsviking caberia o dever de defender seus irmãos, bem como de vingar suas mortes, caso fosse necessário. Essa irmandade também se refletia nos lucros, pois os saques das batalhas deveriam ser igualmente distribuídos.

A lenda dos Jomsvinkings aparece em algumas sagas islandesas dos séculos Xll e Xlll. A existência de Jomsborg é um assunto de debate nos círculos históricos, principalmente divido à escassez de fontes primárias. Não há fontes contemporâneas que citem os apelidos Jomsvikings e Jomsborg, porém existem três pedras rúnicas referentes às suas batalhas.

E aí, o que acharam? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Saiba como ganhar um sanduíche do Burger King de uma maneira ‘assustadora’

Matéria anterior

15 bombas nucleares que estão perdidas pelo mundo

Próxima matéria

Mais em História

Você pode gostar