• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Conheça a população extinta que tinha mais de 1 milhão de pessoas e habitava a Amazônia

POR Gustavo Camargo    EM História      02/04/18 às 18h38

A grande floresta amazônica não é apenas uma maravilha natural. É o lar de grandes mistérios e lendas de sociedades antigas. O triste é que grande parte dessa história da Amazônia está ameaçada pelo desmatamento e a ganância da mineração.

Em novas pesquisas, estudiosos revelaram que algumas partes inexploradas da Amazônia e que estariam supostamente desabitadas antes da chegada de Colombo poderiam ter abrigado cerca de 1 milhão de pessoas. E todas espalhadas por um trecho de 1.800 quilômetros na borda sul da floresta tropical.

Foram descobertas evidências de que existiam 1.500 aldeias na floresta tropical, longe dos principais rios da região. Cerca de dois terços delas ainda não foram identificados. Tal descoberta preenche uma lacuna na história da Amazônia.

Declínio

Amazônia

Por volta de 1.500 d.C, essas populações acabaram declinando. "Eles provavelmente foram afetados por doenças europeias, mesmo antes dos colonos europeus pisarem na área, à medida que suas doenças se espalham rapidamente", disse o Dr. Jonas Gregorio de Souza, do Departamento de Arqueologia da Universidade de Exeter.

"Com os assentamentos portugueses na área, houve mais tarde a violência direta e escravidão. Este foi o último 'golpe' para eles ", complementou ele.

Os lugares encontrados pela equipe variam de pequenos recintos cavados, medindo cerca de 30 metros de diâmetro a até grandes fortificações que se estendiam por 400 metros e consistiam em montes conectados por praças e estradas submersas.

"É um equívoco dizer que a Amazônia é uma paisagem intocada, lar de comunidades nômades e dispersas", diz Jonas Gregorio de Souza, um dos integrantes da equipe.

As estimativas dos pesquisadores foram baseadas na distribuição e no tamanho das operações de terra encontradas até o momento. Acredita-se que havia uma população total entre 500.000 e 1 milhão de pessoas nessas áreas desabitadas da Amazônia.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Próxima Matéria
Via   Sciencealert     Dailymail  
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+