Curiosidades

Contraceptivo masculino teve 99% de eficácia em testes

0

Os métodos contraceptivos são usados para evitar gravidez indesejada, além da transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). E, geralmente quando falamos em algum método contraceptivo, ou sobre as variedades deles, nos referimos às mulheres. Mas essa realidade pode estar perto de mudar. Isso porque, na última quarta-feira, os cientistas anunciaram que estão desenvolvendo uma pílula contraceptiva que poderá ser usada por homens.

Até agora, o contraceptivo foi testado somente em camundongos. No entanto, os resultados que eles obtiveram são bem animadores, já que a eficácia do contraceptivo foi de 99%.

Além da grande eficácia, outro ponto que chamou atenção foi que o uso do contraceptivo não provocou nenhum efeito colateral. Justamente por isso, a expectativa dos cientistas para esse novo método anticoncepcional é tanta que eles acreditam que os testes em humanos podem começar até o final desse ano.

Contraceptivo

Cláudia

Para se ter uma ideia, a pílula anticoncepcional feminina existe desde a década de 1960. Entretanto, um método contraceptivo equivalente, mas para homens, nunca foi desenvolvido ao ponto de ele ser comercializado.

“Vários estudos mostram que os homens estão interessados em compartilhar a responsabilidade contraceptiva com suas parceiras”, disse Abdullah Al Noman, um dos responsáveis pelo estudo.

Até o momento, os métodos contraceptivos para os homens são os preservativos e a vasectomia. Mas se algum homem que tiver feito vasectomia, por algum motivo quiser desfazê-la, na maior parte dos casos a cirurgia não é bem sucedida.

Testes

Istoé dinheiro

Tudo isso parece estar prestes a mudar porque os testes feitos com o composto químico conhecido como YCT529 se mostraram entusiasmantes. Os camundongos que o tomaram por quatro semanas tiveram a contagem dos seus espermatozoides diminuída de maneira drástica. Foi exatamente isso que apontou a eficácia de 99%. Depois de quatro ou seis meses da interrupção do uso desse contraceptivo, os níveis de espermatozoides voltaram ao normal.

Além disso, esse contraceptivo não usa nenhum método que cause uma alteração hormonal, como é visto nos anticoncepcionais femininos, ou que possa causar efeitos colaterais como ganho de peso, mudança de humor, enxaquecas, riscos de coagulação do sangue, e mais outros.

“Estou otimista de que avançaremos rapidamente. Não há garantia de que funcionará, mas seria realmente surpreendente se não observássemos um efeito em humanos também”, disse a professora Gunda Georg, que faz parte do estudo. Ela acredita que o contraceptivo poderá ser comercializado em até cinco anos.

Métodos

Espetinho de sucesso

Desde os primórdios, a humanidade tem preocupações em controlar a taxa de natalidade e crescimento populacional. Felizmente, hoje em dia as pessoas têm a oportunidade de escolher qual método contraceptivo é melhor e mais adequado para sua vida.

Contudo, no passado, em busca de impedir uma gravidez indesejada, nossos ancestrais se voltaram para alternativas mágicas, culinárias e bizarras, às vezes até mesmo representando risco para a saúde. Indo de partes de animais, até métodos tóxicos, as mulheres experimentaram muita coisa esquisita para tentar evitar filhos.

Na Idade Média, era crença popular que testículos de doninhas poderiam prevenir gravidez. Acredita-se que o conhecimento nada científico tenha sido espalhada por feiticeiros e curandeiros. Graças a isso, era comum mulheres com pulseiras ou tornozeleiras com testículos andando pelas ruas.

Outro método estranho era com limões. Nesse caso, no século XVIII, se fazia método contraceptivo com os limões que a vida dava. A ideia era colocar um limão fatiado dentro da vagina da mulher. A fruta funcionaria como um diafragma e o ácido do suco mataria os espermatozoides.

Mas não só as mulheres sofriam com métodos contraceptivos bizarros. Bem antes dos preservativos serem inventados, o homem já tinha formas de proteger o próprio membro para evitar a gravidez. No passado, tripas de porco eram a opção mais popular para essa função.

Fonte: Aventuras na história

Imagens: Cláudia, Istoé dinheiro, Espetinho de sucesso

Entenda o motivo da Finlândia ser eleita o país mais feliz do mundo

Artigo anterior

Neymar e Rafa Kalimann trocaram beijos em festa de Rafaella Santos, mas apresentadora nega

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido