É sempre bom procurar saber mais sobre os países que nós conhecemos através das aulas de geografia ou pelos telejornais. Por isso, hoje te apresentaremos 10 curiosidades, sobre hábitos, cultura e economia de um dos nossos vizinhos: a Venezuela. Adiantamos que a situação atual deste país, não é das melhores, sobretudo, pela situação econômica.

Em 2015, os saques a supermercados venezuelanos foram comuns, por conta das filas que se formaram por pessoas frustradas na tentativa de garantir alimentos em meio a uma escassez prolongada. Os espaços em que as pessoas aguardavam horas para adquirir produtos básicos como farinha ou sabão, tornaram-se cenários de agressões e tentativas de saques frequentes.

Com a queda do preço do petróleo, sua única commodite, o país começou a sofrer uma drástica crise econômica. Outros países enfrentam problema semelhante, mas não na mesma escala que a Venezuela, visto que os outros países produzem mais.

Confira outros fatos desconhecidos que contribuem, inclusive, para explicar a situação econômica atual do país.

1- O Golf foi banido por ser considerado muito burguês

tight

Em 2009, depois de um discurso do presidente Chávez contra o esporte em TV nacional, os apoiadores do governo fecharam os campos de Maracay e Caraballeda. Dois dos mais conhecidos campos de Golf da Venezuela.

2- A primeira-dama é chamada de primeiro-combatente

image

Publicidade
continue a leitura

Nicolás Maduro preferiu chamar à sua companheira de longa data, Cilia Flores, como "Primeira-dama da Venezuela". Ele preferiu referir-se à ela por um título que ressoasse mais ideológico: "Primeiro-combatente".

3- Escassez de papel higiênico

papel_higienico_rep-1

O governo fez a apreensão em longa escala de todos as "Manpa's", como chamam as manufaturas de papel. Isso afetou até mesmo a produção e distribuição fraldas descartáveis, absorventes e papel higiênico.

4- A escassez se estende a outros bens

Enormes-filas-em-Caracas-para-comprar-produtos-básicos

Eles são um dos maiores produtores de petróleo do mundo, mas em uma época de aumento de preços de energia, têm que lidar com escassez de alimentos básicos como leite e carne. É uma situação que se tornou um mal crônico no país e transforma uma ida ao supermercado em uma manobra de guerra.

5- A exumação de Simón Bolívar

Bolivar: American Liberator by Marie Arana.

Publicidade
continue a leitura

Em 2010, especialistas forenses exumaram o corpo do herói da independência venezuelana, Simón Bolívar. Isso porque o presidente Hugo Chávez era contrário á versão tradicional da morte de Simón, que conta que uma tuberculose matou o revolucionário. Mas a análise após a exumação não concluiu se o ex presidente foi assassinado.

6- O "Alô Presidente"

130124645301_w_eg5639

Se você acha terrível o governo usar o horário obrigatório nas mídias para promover faláceas, imagina na Venezuela, onde Chávez criou um "Talk Show"  com duração regular de 8 horas chamado "Alô Presidente".

7- O exército de 1 milhão

2013-601307957-20130330161903663afp.jpg_20130330

Em 2012, a Venezuela planejou formar um exército de guerrilha com um milhão de soldados para em 2013 lutar contra uma possível invasão norte-americana.

8- Dia da Resistência Indígena

Publicidade
continue a leitura

columbus_falls

Em 2004, o que costumava ser o "Dia da Descoberta da América por Cristóvão Colombo", passou a ser o "Dia da Resistência Indígena", depois que jovens homens e mulheres derrubaram a estátua do explorador.

9- Carros Vintage

1______

Na Venezuela você vê inúmeros carros antigos norte-americanos circulando. Os venezuelanos afirmam que gostam dos carros, mas isso se referia a um tempo em que a gasolina era bem barata.

10- A inflação

images

O país mantém uma das mais altas taxas de inflação da América Latina. O Banco Central Venezuelano anunciou que, até o terceiro semestre de 2015, a inflação acumulada foi de 141,5%. O atual presidente, Nicolás Maduro, decretou estado de emergência econômica por 60 dias para estudar a grave crise que assola o país.

Você vê similaridade entre a crise econômica na Venezuela e as questões que o nosso país enfrenta também no âmbito econômico? Deixe sua opinião nos comentários.

Publicado em: 26/01/16 16h52