CuriosidadesEntretenimento

Curiosidades sobre o Titanic

0

É praticamente impossível encontrar alguém que não conheça a trágica história do Titanic. Afinal, o acidente que naufragou a embarcação virou filme que, por muito tempo, foi o mais assistido da história do cinema.

Por este motivo, muitas pessoas passaram a buscar cada vez mais detalhes. Como: o que, de fato, é ficção? Quais as curiosidades por trás do navio que era considerado “inafundavél”?

Então, confira aqui uma lista de fatos sobre o Titanic que você provavelmente não sabia! 

A previsão do acidente

Existe um livro que previu o naufrágio do Titanic! No ano de 1898 um autor inglês chamado Morgan Robertson lançou um livro chamado “Futilidades”. Nele, o autor faz uma crítica ao estilo de vida fútil dos ricos da época, e narra a primeira viagem de um transatlântico que é considerado o mais luxuoso do mundo.

Na história, o navio, que se chama Titan, é conhecido como inafundável. No entanto, ele acaba se chocando com um Iceberg e poucas pessoas sobrevivem por conta da escassez de botes salva-vidas. Sob o mesmo ponto de vista, a história de Morgan se passa em abril. O Titanic real só foi afundar 14 anos mais tarde depois do lançamento desse livro e, de um jeito quase igual ao descrito, inclusive no mesmo mês que a história conta.

Casal afundando junto

Foto: Divulgação

No filme, a cena em que um casal estava deitado na cama, foi baseada em pessoas reais. Ida Straus se recusou a entrar em um dos botes salva-vidas para ficar com seu marido, Isidor Straus. Quando lhe foi oferecido um lugar ao lado de sua esposa, ele se recusou a aceitá-lo porque ainda haviam mulheres e crianças a bordo do navio. Em vez disso, eles colocaram sua criada, Ellen Bird, no bote salva-vidas e lhe entregaram o casaco de pele de Ida. Eles foram vistos pela última vez sentados juntos no convés do navio.

Coragem

Foto: Divulgação

Margaret “Molly” Brown foi uma das sobreviventes do Titanic, em 1912. Além disso, ela estava disposta a colocar sua própria vida em risco para ajudar a salvar outras pessoas. Afinal, Molly pediu ao seu bote salva-vidas que voltasse ao local dos destroços para procurar sobreviventes e, quando o capitão se recusou, ela ameaçou jogá-lo no mar. Sua bravura selou seu lugar na história e então lhe rendeu o título de “Inafundável Molly Brown”.

Um pouco lerda

Foto: Divulgação

Katherine Gilnagh foi uma sobrevivente do Titanic que não percebeu que o navio estava afundando. Ele pensou que deixar o navio em um bote salva-vidas e embarcar em outro navio fazia parte da viagem.

Herói

Foto: Reprodução

Charles Lightoller foi o segundo oficial no navio Titanic, e se recusou a sair do barco até ajudar o máximo de pessoas possível. Ele acabou ficando preso, mas a explosão de uma das caldeiras o ajudou a se libertar. Após essa experiência, ele acabou servindo durante a Segunda Guerra Mundial e salvou a vida de 127 oficiais em Dunkirk. Herói!

Irmãos do Titanic

Você sabia que o Titanic tinha dois “irmãos” que também foram tirados de circulação? O Britannic acidentalmente atingiu uma mina marinha e uma parte explodiu. Já o Olympic passou por duas provações. Primeiramente, ele colidiu com outro barco e, após o conserto, ele bateu em alguns faróis na costa do Canadá, dessa forma, foi retirado de circulação. Que família, hein?

Vida real e ficção

Foto: Divulgação

Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, os protagonistas do filme Titanic, pagaram pela moradia da última sobrevivente do naufrágio do navio em uma casa de repouso. Isso para que ela não precisasse vender mais artefatos do Titanic naufragado para juntar dinheiro.

Os castelos mais bonitos da história

Artigo anterior

Fatos surpreendentes sobre Elon Musk

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido