De qual inseto é a picada mais dolorida do mundo?

POR Júlia Marreto    EM Mundo Animal      14/12/16 às 19h14

Você já levou picada de insetos? Que fosse um marimbondo, uma abelha, um mosquito... Enfim, ser picado por um inseto nunca é legal, a questão é que por vezes o animal pode ser venenoso ou não, e ter uma picada dolorida ou não. Mas, qual será o inseto responsável pela picada mais dolorosa do mundo? Bem, esse inseto seria a vespa caçadora, cientificamente chamada pepsis formosa pationii.

Apesar de a dor durar "apenas" 3 minutos, esse tempo parece mais com 3 séculos. Para se ter uma ideia, a picada desse inseto é avaliada como nível 4 o mais alto) do Índice de Dor de Ferroadas de Schmidt. A descrição dessa ferroada é feita como "ferozmente elétrica". Apesar de ser uma dor quase insuportável, o veneno desse animal não é significativamente tóxico.

Quem já passou pela infeliz experiência de ser picado por essa vespa conta que é impossível fazer qualquer outra coisa a não ser urrar de dor, se jogando noção. Em um artigo publicado no Journal of the Kansas Entomological Society, Justin O. Schmidt, conta como um cientista acabou sendo picado por uma vespa caçadora enquanto manipula (apenas) 10 desses animais.

01

Não suficiente ele continuou levando picadas e mais picadas. O problema é que a dor foi tão forte que o cientista acabou enlouquecendo, se jogando no chão chorando. Não apenas, algumas pessoas também relatam terem se colocado em posição fetal, gritando, com a sensação de que seu sangue estivesse virando ácido ao mesmo tempo em que se é eletrocutado.

02

Apesar de parecer que sim, na verdade, esse animal não precisa ser colocado numa lista de inimigos do ser humano, na verdade, se trata de um animal dócil com as pessoas. Ela se chama Vespa Caçadora, mas é uma caçadora de Tarântulas. As vespas se alimentam das aranhas, utilizam seu ferrão para paralisar a aranha, que, ainda vida, serve de alimento para as larvas da vespa, durante semanas. Hutchins fala que:

Os pesquisadores pensam que é porque elas têm muito poucos predadores naturais. Elas têm um tal mecanismo de dissuasão eficaz, que é sua picada muito dolorosa. Nenhuma criatura viva é realmente estúpida o suficiente para provocá-la ou atacá-la.

Depois que crescem, as vespas começam a se alimentar de néctar, o que as tornam animais herbívoros. Os insetos do sexo masculino não possuíam picadas doloridas. Não é preciso ter medo desses animais, a não ser que você faça alguma besteira, como tentar pegá-los. Para ver como essas vespas atacam uma tarantula, confira o vídeo abaixo:

E então pessoal, o que acharam desse animal? Apesar de não ser uma ameaça ao ser humano, o ideal é ficar longe. Cada um na sua. E vocês? Já se depararam com uma dessas? Encontraram algum erro? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: juliamarreto

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+