Ciência e TecnologiaCuriosidadesEntretenimento

Descobriram funções novas para os dentes de leite

0

A maioria dos mamíferos, incluindo os humanos e todos os seus ancestrais, desenvolvem primeiro os dentes de leite e depois os dentes definitivos.  Mas pesquisadores da Arizona State University têm novidades acerca da real função da primeira dentição em mamíferos.

Os dentes de leite não são apenas objeto de desejo da “Fada dos Dentes”, seja lá qual for a utilidade que ela dê a eles. Sobretudo os molares. Os molares de leite e molares adultos são necessários para quebrar o alimento e torná-lo combustível para o corpo.

São os dentes que mais usamos para esse fim, para daí darmos andamento no processamento de alimentos com os dentes de trás. Os de leite crescem mais rápido e abrem caminho para molares definitivos saudáveis.

dente-de-leite

Os molares de leite começam a se desenvolverem antes do nascimento, o que provoca uma espécie de efeito cascata sobre o tamanho dos dentes definitivos mais tarde. O estudo foi publicado pela revista científica Nature que ainda trás no artigo que é possível determinar o tamanho de toda uma arcada com um único dente de leite isolado.

Os primatas hominídeos australopiths, tinham dentes maiores em geral e os molares ficavam na parte mais interna da boca (mais próximos dos “dentes de trás”). Como estes ancestrais tinham dentes menores do que temos hoje em dia, a necessidade de processamento de alimentos foi trazendo os molares mais para perto do meio da boca.

9968homoerectusboat

Outra curiosidade descoberta é que, nem todos nós temos os terceiro molares mais recuados ou os sisos. Os cientistas atribuem esse fenômeno a alterações na dieta e o advento do cozimento, mas sobre o porquê de os dentes terem tamanhos diferentes ainda não tiveram conclusão.

Você já precisou fazer reparos odontológicos ou correções ortodônticas? Têm os dentes siso? Como está sua relação com o dentista?

8 características masculinas que as mulheres detestam

Matéria anterior

É isso que acontece com seu corpo quando você come comida congelada

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos