Ciência e Tecnologia

Descubra como assistir a chuva de meteoros originários do cometa Halley na noite de hoje

0

Fenômenos astrológicos são sempre uma atração a parte para entusiastas da observação dos céus. E para os brasileiros, a madrugada desta quinta-feira (20) vai oferecer um espetáculo a parte com uma chuva de meteoros que poderá ser observada para quem estiver nas condições ideais.

A chuva de meteoros Orionídeas é uma das melhores para se observar para quem vive em países do hemisfério sul. Isso acontece porque esses meteoros se originam em um ponto do céu que favorece os países abaixo da linha do Equador.

“Deve-se olhar para um pouco abaixo da constelação de Orion, onde estão as Três Marias. Essa constelação aparece no horizonte leste (direção contrária ao pôr do sol) e vai ficando mais alta com o passar do tempo. O melhor horário para observar a chuva de meteoros é cerca de 1 hora antes do amanhecer”, explica o astrônomo Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Orionídeas

1

O nome Orionídeas foi dado à chuva de meteoros por conta da posição em que ela pode ser vista nos céus, próxima à constelação de Orion. Apesar do nome ter a ver com a posição, no entanto, a chuva é causada por meteoros que vêm de detritos do cometa Halley, que passou pela última vez na Terra em 1986 e só irá retornar em 2061.

Enquanto o cometa se move pelo espaço, deixa rastros que cruzam a atmosfera da Terra duas vezes ao ano. A primeira passagem ocorre em meados do mês de maio e a segunda em outubro, quando passamos pela órbita do cometa.

A maioria dos meteoros dessa chuva tende a ser percebida nos céus depois da meia-noite. Por volta das 2h da madrugada deve ser o momento em que mais meteoros estarão nos céus, mas para observá-los, as horas antes do amanhecer são as mais indicadas. Para saber a hora do nascer do Sol em sua região, é só conferir a página do Instituto Nacional de Meteorologia.

Quem conseguir conferir a chuva, vai poder ver até cerca de 20 meteoros simultâneos nos céus. Além disso, a Orionídeas vai apresentar brilhantes bolas de fogo acompanhados das estrelas cadentes no céu.

Para conseguir ver a chuva apropriadamente, procure uma área escura, nas regiões periféricas ou rurais, e se prepare para aguardar algumas horas. Demora cerca de 30 minutos para que os olhos se acostumem com a escuridão e quanto mais tempo você ficar no ambiente, mais meteoros conseguirá enxergar, de acordo com o especialista da Nasa, Bill Cooke. Por isso, se você mora em centros urbanos, pode ser muito difícil encontrar alguma coisa por causa da luz.

10 imagens que vão te transportar diretamente para a sua adolescência

Matéria anterior

8 detalhes ocultos que você não havia percebido em coisas do seu dia-a-dia

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.