Descubra o quão boa é sua intuição [Quiz]

POR Júlia Marreto    EM Quiz      20/03/17 às 22h08

Quantas vezes você já confiou em sua intuição? Olhou para alguém ou alguma coisa e não sentiu confiança? Ou preferiu mudar de caminho? Ou achou que seria melhor fazer uma coisa ao invés de outra? Pois bem, a palavra intuição vem do latim intueor, que significa "ver".

A intuição geralmente "aparece" quando conseguimos encontrar respostas para determinadas coisas sem que haja, necessariamente, fundamentação explícita, o que também chamamos reação instintiva. Com certeza alguém já disse para você confiar um pouco mais na sua intuição e deixar a racionalidade um pouco de lado.

A maioria das pessoas, na maioria das vezes, age de maneira intuitiva, isso quer dizer, sem saber exatamente o porquê de estar reagindo de tal maneira. Precisamos lembrar que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas.

Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem. Mas, de fato, o que é a intuição? De acordo com Albert Einstein, a intuição nada mais é que o resultado da experiência intelectual anterior. Também podemos citar o psicólogo, prêmio Nobel, Herbert A. Simon, que alegou que a intuição é "nada mais, nada menos que o reconhecimento".

As decisões intuitivas são, muitas vezes, um produto do pensamento explícito intenso ou extenso anterior. São feitas de maneira rápida e fácil porque se baseiam no reconhecimento. Por exemplo, ao sair de casa numa manhã, você decide levar um guarda-chuvas. Um rápido olhar para o céu pode te dar uma sugestão, que dará acesso a informações armazenadas na memória, levando a uma resposta.

Quando esses sinais/sugestões não são tão perceptíveis, quer dizer que a informação não está na memória ou seu acesso está mais complicado, fazendo com que demoremos mais a tomar determinada decisão. O pensamento deliberativo nos dá consciência das etapas intermediárias em uma cadeia de raciocínio, e do esforço de combinação da informação. Já o pensamento intuitivo não nos dá consciência desses passos cognitivos intermediários (porque não há) e não parece precisar de esforço (porque são as pistas que desencadeiam a resposta).

No final das contas, a intuição é caracterizada pelos sentimentos de familiaridade e fluência.

Pensando nisso, nós aqui da redação da Fatos Desconhecidos selecionamos esse quiz, para que você possa testar sua intuição, seu sexto sentido. Confira:

Então pessoal, o que acharam desse quiz? Acertaram todas as respostas? Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Via   hypescience     brightside  
Imagens ela-e-ele
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: juliamarreto

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+