Descubra se você é capaz de resolver o enigma da vela de 1945

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      17/04/18 às 17h01

Costumamos usar a internet para diversas coisas e uma das preferidas pelos internautas são os testes. Esses desafios mentais obrigam as pessoas melhorarem suas habilidades cognitivas e criatividade em busca de uma solução. E pensando nisso, trouxemos o famoso problema lógico da vela de 1945.

É um teste bem simples, mas não deixe se enganar, pois pode te pegar quando menos esperar. Muitas pessoas o realizaram, mas nem todas conseguiram concluir com êxito. Se você gosta desse tipo de coisa, tente e nos conte o resultado no final e aproveite para compartilhar com os seus amigos desde já. Vamos lá:

Enigma da vela de 1945

O criador desse teste foi Karl Duncker. Nascido em Leipzig, Alemanha, em 1903, Karl era um exilado da Alemanha Nazista em 1935. Ele era um psicólogo Gestalt e seu nome se popularizou cinco anos após sua morte. Ele cometeu suicídio aos 37 anos de idade por causa de uma forte depressão, em 1940. Seu legado envolve esse teste que é bastante conhecido no mundo inteiro e nós queremos que você o realize. Confira conosco abaixo.

O Problema

Suponhamos que você esteja em uma sala e nela tem uma mesa encostada na parede. Nessa mesa você encontrará uma caixa com taxas, fósforos e uma vela. Agora, o desafio é o seguinte: você deve colocar a vela acesa na parede. No entanto, a cera não pode derramar no chão e nem sobre a mesa. Você consegue pensar em um método de conseguir isso? Você acha isso impossível? Se você acredita que não há nenhuma forma de colocar a vela na parede evitando que a cera caia em uma das duas superfícies proibidas, está enganado.

Resultado

Uma das tomadas de decisões que as pessoas pensam primeiro é colocar a vela utilizando sua própria cera. No entanto, ela cairia sobre a mesa por causa do seu peso. Sendo assim, você tem uma caixa de taxas, certo? Basta retirar o seu conteúdo, usar as taxas para pregar a caixa na parede e colocar a vela acesa sobre ela. Assim a cera não cairia sobre a mesa e nem em outro lugar além da caixa. A resposta é simples, mas de cara poucas pessoas conseguem chegar a esse resultado.

E aí, o que você achou desse teste? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Diogo Quiareli
Diogo Quiareli, 23 anos, Gay, Publicitário, Goiano, Geminiano e Infinito. Uma pessoa extremamente apaixonada pelo universo musical e amante do e-sport. Fiel a memória de RBD e Glee, além de alimentar diariamente a paixão por Katy Perry, Florence and The Machine e 30 Seconds to Mars.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+