Curiosidades

Dinheiro traz felicidade? Este estudo finalmente trouxe a resposta

0

Todo mudo já ouviu a máxima de que dinheiro não traz felicidade. Ela pode até ter sua verdade, mas sabemos que tê-lo pode fazer a vida ficar bem mais cômoda. E por ser uma questão há tempos, um estudo feito em Harvard mostrou que ele é sim essencial, mas com relação a uma outra coisa. De acordo com o estudo, dinheiro ajuda as pessoas a evitarem vários aborrecimentos do dia a dia que podem causar estresse. Ou seja, ele ajuda a evitar o estresse.

De acordo com Jon Jachimowicz, professor da Harvard Business School, o dinheiro pode dar às pessoas controle e calma e as ajudar, por exemplo, a sair de alguns imprevistos, indo desde um incômodo pequeno como ter que pedir um Uber, até uma coisa grande como uma internação de repente.

“Se focarmos apenas na felicidade que o dinheiro pode trazer, acho que estamos perdendo alguma coisa. Também precisamos pensar em todas as preocupações das quais o dinheiro pode nos libertar”, disse o professor.

O professor quis estudar como o dinheiro alivia as dificuldades e o estresse por conta de um conselho que o seu pai lhe dava. Isso porque Jachimowicz passou anos em sua pós-graduação tendo dificuldades financeiras até que foi nomeado para a Harvard Business School e conseguiu sua estabilidade financeira. “Meu pai me disse: ‘Você vai ter que aprender a gastar dinheiro para resolver problemas’”, lembrou.

Foi justamente esse pensamento que permaneceu na mente de Jachimowicz e ele então foi fazer seu estudo. Para fazer analisar essa relação entre o dinheiro e a satisfação com a vida, ele e seus colegas da Universidade do Sul da Califórnia, da Universidade de Groningen e da Columbia Business School fizeram vários experimentos.

O estudo foi feito com 522 pessoas que mantiveram seu gasto diário durante 30 dias. Além disso, eles tiveram seus eventos cotidianos e respostas emocionais a eles rastreados. A renda dos participantes no ano antes do estudo variava entre 10 mil dólares a 150 mil dólares.

Estudo

Zetra

Como resultado, os pesquisadores descobriram várias coisas. As principais delas foram:

1 – O dinheiro diminui o estresse intenso

Eles viram que não existiu uma diferença significativa na frequência com que as pessoas experimentaram eventos angustiantes. E independente da renda, todos tiveram um número parecido de frustrações diárias. No entanto, as pessoas que tinham uma renda maior tiveram menos carga negativa desses eventos.

2 – Mais dinheiro dá um controle maior

As pessoas que tinham uma renda mais alta sentiam que tinham mais controle a respeito dos eventos negativos. Por conta disso, elas tinham menos estresse. Elas também se sentiam mais livres na hora de lidar com qualquer imprevisto que surgisse.

3 – Mais dinheiro leva a uma maior satisfação com a vida

O estudo mostrou que as pessoas que têm uma renda mais alta, normalmente, são mais satisfeitas com suas próprias vidas. “Não é que as pessoas ricas não tenham problemas, mas ter dinheiro permite que você resolva problemas e os resolva mais rapidamente”, pontuou Jachimowicz.

Dinheiro

BBC

Um outro estudo foi feito com aproximadamente 400 participantes e os pesquisadores os apresentaram com problemas diários, como por exemplo, ter tempo para cozinhar suas refeições, locomover-se de determinado lugar com transporte público precário, ou então trabalhar de casa em um ambiente apertado e com crianças. Depois disso, eles questionaram os participantes como eles iriam resolver aqueles problemas, ou usando dinheiro ou pedindo ajuda de família e amigos. Como resultado eles viram:

1 – Independente da renda, as pessoas confiam na família e amigos

Conforme foi visto pelos pesquisadores, não houve diferença na frequência com que os participantes disseram que pediriam ajuda da família ou dos amigos.

2 – Dinheiro é a resposta para as pessoas que o têm

Outro ponto descoberto por Jachimowicz e seus colegas foi que quanto maior for a renda de uma pessoa, é mais provável que ela sugira usar o dinheiro como uma solução.

“Embora tais resultados possam ser esperados, as pessoas podem não considerar até que ponto os problemas diários que todos enfrentamos criam mais estresse para indivíduos sem dinheiro – ou a maneira como a falta de dinheiro pode sobrecarregar as relações sociais se as pessoas estão sempre pedindo ajuda à família e aos amigos, em vez de usar seu próprio dinheiro para resolver um problema”, disse Jachimowicz.

Em um outro estudo, os pesquisadores descobriram que as pessoas que têm dificuldade financeira sentem vergonha e isso faz com que elas evitem lidar com seus problemas, o que na maior parte das vezes acaba-os agravando. Isso acontece porque essas pessoas se culpam por sua própria falta de dinheiro.

Fonte: O sul

Imagens: Zetra, BBC

Modelo do OnlyFans encontra câmera em ursinho enviado por fã

Artigo anterior

Paul Walker em Velozes e Furiosos 10: É assim que o falecido ator volta no novo filme da franquia

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido