Divulgadas imagens secretas de Vênus que mostram possível existência de vida no planeta

POR Rafael Miranda    EM Mundo Afora      15/10/15 às 15h53

O Instituto da Academia Russa de Ciências e Pesquisas Espaciais, publicou uma série de fotografias, tiradas pela sonda Venera que supostamente mostram evidência de organismos vivos em Vênus, um dos lugares mais inóspitos para os seres humanos no sistema solar.

Vênus, o segundo planeta após o Sol, é o planeta mais semelhante ao nosso em nosso sistema solar em termos de tamanho e estrutura. Em termos de superfície não é nada parecido com a Terra. É o planeta mais quente do sistema solar, principalmente devido à sua atmosfera, que é de 97 por cento de dióxido de carbono.

A temperatura constante em Vênus é de 480 graus Celsius, uma temperatura que é quente o suficiente para derreter chumbo e ainda mais quente do que o planeta mais próximo do Sol, Mercúrio. De acordo com o cientista russo Leonid Ksanfomaliti, esta imagem, tirada de uma sonda russa que pousou em Vênus em 1982, mostra uma forma de vida em forma de escorpião.

2

De acordo com uma explicação feita por Leonid Ksanfomaliti, doutor em ciência física e matemática, no Instituto de Pesquisas Espaciais, as imagens tiradas há 30 anos revelam o movimento de objetos extremamente estranhos na superfície de Vênus.

A NASA rapidamente passou a desbancar a descoberta. Conforme explicou, o "disco", que é visto em movimento na superfície é uma tampa da lente, e o 'escorpião' seria um ruído na imagem. Ksanfomaliti acredita que nas imagens, uma criatura em forma de escorpião, um disco e um "retalho negro" estão em movimento visível na frente da câmera da Venera 13.

3

"Apesar das teorias atuais sobre a não-existência de vida em Vênus, nós sugerimos que os objetos de características morfológicas nos permitem dizer que eles estão vivos no planeta", acrescentou Ksanfomaliti.

Os norte-americanos parecem discordar firmemente de Ksanfomaliti. Ted Stryk que é um analista de fotos da NASA diz que é mais provável que o disco que Ksanfomaliti esteja falando poderia ter vindo da nave espacial.

4

"Venera-13 tinha duas câmeras, uma na frente e outra na parte de trás. A imagem mostra a tampa da lente da câmera frontal e a outra mostra a tampa da lente da câmera traseira, não algo que se movia", diz Ted Stryk nos comentários sobre o notícia.

A NASA diz que não há nenhuma maneira de qualquer coisa sobreviver em Vênus. No entanto, os cientistas não descartam que, num passado distante, Venus pode ter abrigado vida e oceanos gigantes.

Images of the surface of Venus taken by the Soviet Venera-13 descent module in 1982

As teorias atuais sugerem que Vênus e a Terra podem ter origens iguais. Pode ter havido uma grande quantidade de água em Vênus e pode ter havido uma grande quantidade de dióxido de carbono na Terra.

O problema com a ciência e estudiosos em busca de vida extraterrestre é que a humanidade acredita que para a vida existir em outros lugares no sistema solar ou no universo, um planeta deve ter um clima semelhante e condições similares as da Terra.

Fonte: History

Rafael Miranda
Jornalista viciado em memes e amante da cultura pop.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+