O que acontece no seu corpo 60 minutos depois de beber uma lata de Coca-cola?

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Ciência e Tecnologia      31/07/15 às 19h45

Você já viu aqui na Fatos Desconhecidos o que acontece quando você deixa um dente dentro de um copo de Coca-cola por 24 horas.

Se o contato prolongado do dente com a bebida causa esse efeito, já imaginou o que acontece no seu organismo depois de ingerir o refrigerantes?

A Coca-cola possui substâncias como açúcar e cafeína em grande quantidade na sua composição, essas substâncias acabam afetando o funcionamento do nosso corpo.

Se você quiser saber exatamente quais são essas alterações, confira o que acontece dentro do seu organismo uma hora depois que você toma uma lata de Coca-cola.

10 minutos

açúca

Depois de  dez minutos que você ingere a bebida, o equivalente a 10 colheres de chá de açúcar atingem seu sistema, caso você não saiba, essa é quantidade de açúcar recomendada para consumir em um dia.

Ou seja, o ideal seria que você não consumisse nem uma grama de açúcar a mais nas próximas 24 horas. Nós não sentimos tanto o gosto do açúcar quando bebemos Coca-cola porque o ácido fosfórico mascara o sabor dela.

20 minutos

coke

Por causa da alta concentração de açúcar no sangue, há uma verdadeira explosão de insulina no organismo. O fígado, então, começa a transformar todo o açúcar em gordura rapidamente.

40 minutos

pupilas

Após 40 minutos da ingestão da bebida, a absorção de cafeína já está completa. Dessa maneira, as pupilas se dilatam e a pressão arterial sobe.

Em consequência disso, o fígado libera mais açúcar na nossa corrente sanguínea e a sonolência é espantada do cérebro, nos deixando mais alertas.

45 minutos

dop

45 minutos depois, a produção de dopamina aumenta no nosso corpo, isso faz com que a zona de recompensa do nosso cérebro seja ativada, causando uma sensação de prazer. O efeito é parecido com o que acontece quando ingerimos alguns tipos de drogas.

60 Minutos

Por fim, o ácido fosfórico presente na Coca-cola prende alguns componentes no intestino grosso, provocando um aumento maior no metabolismo. Isso causa um aumento da excreção de cálcio na urina.

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+