Doença faz com que os olhos humanos enxerguem cerca de 100 milhões de cores

POR Natália Pereira    EM Ciência e Tecnologia      13/04/18 às 19h59

As doenças, na maioria das vezes, acabam agindo de forma degenerativa e sendo prejudiciais para os seus portadores mas este não é o caso. Os seres humanos comuns, como eu e você, provavelmente, são capazes de enxergar aproximadamente 1 milhão de cores. O que é, sem dúvida, mais do que jamais conseguiríamos nomear ou mesmo diferenciar. E, ainda sim, é apenas 1/100 do que algumas pessoas no mundo podem ver.

A condição que permite que algumas pessoas enxerguem cerca de 100 milhões de cores diferentes é chamada de tetracromatismo. E, na verdade, grande parte daqueles que tem a mutação não fazem nem ideia que a carregam. Para aqueles que não sabem, as cores são identificadas por nosso cérebro depois de serem enviadas para ele por meio dos canais nervosos. Que, inicialmente, chegaram até lá devido os três cones presentes em nossos olhos que são responsáveis por captar as informações cromáticas que refletem sobre ele. E, aparentemente, aqueles com tetracromatismo tem 4 cones em seus olhos ao invés de 3.

O tetracromatismo

Alguns animais, como certas aves, insetos, peixes e répteis carregam, assim como as pessoas tetracromáticas, um quarto cone em seus olhos. Essa condição foi quase completamente excluída durante a evolução dos mamíferos. Mas, ainda assim, acredita-se que 2% da população carregue essa mutação genética. Fazendo com que eles, diferente dos demais, possam enxergar cerca de 100 milhões de cores diferentes. Além disso, é bom lembrar que apenas as mulheres nascem com essa condição específica.

Um pesquisador da Universidade de Washington chamado Jay Neitz ressaltou que, apesar dessas informações, não se sabe exatamente qual o causador desta condição. Afinal, apesar de só atingir mulheres, apenas uma pequena parte delas a desenvolvem. Mas, ainda que a pessoa seja tetracromática, fazer essa identificação pode não ser assim tão fácil. Um dos motivos para isso é que basicamente tudo que dispomos é feito levando em consideração as pessoas tricromáticas - com apenas 3 cones.

Mesmo que apenas 2% das mulheres possa nascer com 4 cones e ser considerada tetracromática ela não deixa de ser fascinante. O fato de poder enxergar aproximadamente 100 vezes mais cores do que as demais pessoas deve ser algo intrigante. O mundo inteiro parece poder ganhar mais vida dessa forma. O que acham? Gostariam de ter essa mutação?

Você é um tetracromata?

No centro desses círculos existem letras com cores que somente um tetracromata consegue enxergar. Se você conseguir ver letras no centro de algum destes círculos, provavelmente você é um tetracromata. Se você ver as letras e não acreditar que é diferente, basta chamar alguma outra pessoa, ela vai te dizer que os círculos estão completamente vazios.

Via   HypeScience     Vix  
Imagens Awpnow Vix
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+