Curiosidades

Doze curiosidades sobre o frio

frio
0

Existem pessoas apaixonadas pelo frio e existem aquelas que são fãs de carteirinha do calor. Independentemente das preferências de cada um, não há como negar que o frio possui algumas particularidades interessantes de serem analisadas.

Você sabia que no frio as pessoas sentem mais vontade de urinar? E que também sentem mais dor? Descubra agora os motivos pelos quais isso acontece e outras curiosidades sobre esse fenômeno.

1. O gelo ajuda na recuperação de machucados?

O ato de colocar gelo em cima de um machucado faz com que os vasos dilatados se contraiam. Com isso, o fluxo sanguíneo sofre uma diminuição no local, o que facilita a recuperação.

No entanto, tenha bastante cuidado ao expor seu corpo ao gelo. Ele pode deixar queimaduras na pele se ficar em contato por muito tempo ou se for colocado diretamente na região machucada, sem que esteja em uma bolsa ou pano apropriados.

2. O uso de bolsas d’água fria diminuem as inflamações?

Da mesma forma que colocar gelo sobre machucados ajuda na recuperação, colocar uma bolsa d’água de água fria em locais doloridos diminui o processo inflamatório.

Thinkstock

Isso acontece devido à contração dos vasos sanguíneos, já que a passagem diminuída de sangue no local alivia os sintomas de dor. Bolsas de água fria costumam ser bastante usadas por jogadores de futebol que se lesionam durante os jogos.

3. Por que urinamos mais no frio?

A maior vontade de urinar durante o frio pode ser explicada pela menor perda de água pelo suor. Sendo assim, a água acumulada no corpo precisa ser expelida diretamente pela urina, o que justifica mais idas ao banheiro durante o período de frio.

4. Sentimos mais frio quando estamos com febre?

É comum sentir mais frio quando se está com febre. Isso acontece porque o corpo geralmente está com uma temperatura maior que a do ambiente. Assim, o corpo perde mais calor para o ambiente do que o comum, o que gera a sensação de frio.

Pixabay

5. Por que o carro abastecido a álcool demora para ligar em dias frios?

O álcool, que é um combustível bastante utilizado, exige uma temperatura maior do que a gasolina para entrar em combustão. Por isso, em dias frios, as velas de ignição devem trabalhar mais para produzir a temperatura ideal para a combustão do etanol.

Além disso, o óleo torna-se mais denso e as reações químicas da bateria ocorrem de forma mais lenta. A junção desses pontos contribuem para que o veículo demore mais a dar partida.

6. Latas de bebida gelam mais rápido no gelo com sal?

Essa afirmação é verdadeira. O sal, mesmo misturado em água no estado líquido, não evapora facilmente. Porém, ao entrar em contato com o gelo, que é nada mais, nada menos que H2O em estado sólido, o sal tem o ponto de fusão diminuído. Dessa forma, há redução da temperatura da água, o que favorece o resfriamento da lata.

Procon Paraíba

7. Por que dentistas recomendam a ingestão de bebidas geladas após cirurgia nos dentes?

Do mesmo modo que o uso de gelo e bolsas de gelo podem aliviar a dor e ajudar na recuperação de machucados, com os dentes não seria diferente. Recomenda-se a ingestão de comidas e bebidas frias após cirurgias na boca porque o frio promove a vasoconstrição dos vasos sanguíneos, diminuindo o fluxo de sangue no local.

Consequentemente, a pressão na região sofre uma diminuição e a dor é aliviada. Além do mais, essa é uma região difícil de se colocar gelo, mas ele pode ser usado também na parte de fora da boca, ou seja, no rosto. Isso ajuda na recuperação mais rápida da cirurgia.

8. Por que os metais parecem mais frios do que a madeira?

A madeira é um tipo de isolante térmico, enquanto os metais são condutores de calor. Sendo assim, os metais realizam as trocas de calor com mais facilidade, passando a sensação de serem mais frios que outros materiais. É o mesmo caso do corpo com febre, que perde mais calor para o ambiente e gera a sensação de frio.

9. Tomar bebida alcóolica aquece o corpo?

O álcool é uma substância que promove a vasodilatação de artérias e arteríolas, o que faz com que o sangue flua com mais velocidade pelo corpo. Porém, a substância ocasiona maior perda de calor interna em virtude do aumento do diâmetro dos vasos.

Esse calor promove, então, a sensação de aquecimento. É por esse motivo que existem as chamadas ‘bebidas quentes’, que são bebidas com maior teor alcóolico, como a cachaça e o whisky.

10. Sentimos mais dor corporal em dias frios?

Embora o gelo ou a bolsa de água fria possam ajudar na diminuição da dor em locais inflamados ou lesionados, dias frios acarretam mais dor no corpo. Isso porque a baixa pressão que ocorre no tempo frio causa uma diminuição da produção de cortisona e adrenalina, hormônios estes que atuam no controle da dor.

Outra teoria explica que a baixa temperatura pode também estar relacionada com a contração de músculos que ficam próximos a nervos e articulações, contribuindo para o aumento da dor.

11. O frio pode matar?

Quando há exposição prolongada ao frio, o corpo pode passar um processo chamado hipotermia, que é quando o corpo perde mais calor do que pode gerar. Essa situação acarreta na diminuição significativa da temperatura corporal.

Considerando que a temperatura corporal normal varia entre 36ºC e 37,5ºC, a queda de temperatura do corpo pode ser fatal quando atinge 27ºC ou ainda menos. Por isso, tantos animais que ficam nas ruas acabam falecendo em dias de neve.

frio

Getty Images

12. Por que sentimos frio momentâneo ao passar álcool na pele?

Quando o álcool é colocado sobre a pele, o calor da área é absorvido. Isso acarreta um processo chamado ‘vaporização’, que nada mais é do que a passagem do estado líquido para o gasoso.

Como o calor do corpo sai através da pele, quando a área entra em contato com o álcool e o processo de vaporização acontece, sentimos um frescor no local.

 

Vida e morte da princesa Diana

Matéria anterior

Por que as pessoas mentem?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos