É possível criar uma capa da invisibilidade de verdade?

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      29/09/15 às 16h34

Se você é uma daquelas pessoas que acompanhou os livros e assistiu às sagas do bruxinho Harry Potter, com certeza já manifestou o desejo de ter sua própria capa da invisibilidade. Mas infelizmente nenhum de nós seres humanos nascemos no fantástico mundo de Potter e os encantos de Hogwarts.

A invisibilidade é um fator que impressiona muitas pessoas. Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já mostramos para você uma matéria sobre as construções que foram feitas com um aspecto quase invisível que são simplesmente incríveis (Clique aqui e confira a matéria).

É possível criar algum tipo de capa ou dispositivo que consiga o efeito da invisibilidade sobre algumas coisas ou objetos? Seria viável a possibilidade de criação de uma capa da invisibilidade real? Um estudo com objetos simples mostrou que essa realidade já é possível.

invisivel1

Já pensou se existisse a possibilidade de você esconder grandes objetos por meio de alguma coisa ou objeto? Pois cientistas dos Estados Unidos, da Universidade de Rochester, se inspiraram nas páginas dos livros de Harry Potter, da autora britânica J.K. Rowling e criaram um dispositivo feito com lentes que possui a capacidade de esconder objetos.

Tornar as coisas invisíveis já é realidade. O método foi batizado de "Capa de Rochester" e consiste em fazer um objeto desaparecer da visão de quem mantém a visão sobre elas. Enquanto a pessoa mantêm os olhos sobre as lentes, tudo que está ao redor da pessoa não sofre nenhum tipo de intervenção ou alteração e permanece normal.

invisivel3

O professor de física John Howell comenta que "Muitas pessoas já tentaram, por meio de técnicas de alta tecnologia, alcançar esse manto ótico. Nós só conseguimos encontrar um jeito mais simples, usando de lentes e ferramentas do nosso dia a dia".

Para testar o poder de invisibilidade, o grupo de pesquisadores utilizou uma régua, o rosto de uma pessoa e uma mão. No teste aplicado, cada um dos itens ficaram invisíveis por meio das lentes. Nada foi detectado a olho nu, sendo colocados por trás de quatro dessas lentes e todos ficaram em estado de invisibilidade.

invisivel2

O "Capa de Rochester" é um mecanismo parecido com equipamentos utilizados por um especialista em optmetria. O estudante de graduação que fez parte do desenvolvimento do experimento, Joseph Choi, afirma que "esse é o primeiro dispositivo de camuflagem tridimensional e multidirecional".

O jovem explica que esse experimento no campo do desaparecimento tem relação com o 3D. De acordo com informações dos desenvolvedores, o custo do dispositivo foi de  US$ 1.000 e o objetivo é usar em aplicações práticas como evitar pontos cegos que incomodam a visão dos motoristas.

Os cientistas de Rochester disponibilizaram até um vídeo com o passo a passo do método. Confira:

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+