Fatos Nerd

10 filmes em que a vilã é a inteligência artificial

0

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que dá às máquinas a possibilidade de terem conhecimentos através de experiências, e permite que elas se adaptem ao seu meio e desempenhem tarefas quase da mesma maneira que um ser humano faria. Mas até que ponto ela pode ser uma coisa boa?

Essa questão é muito explorada pelos filmes, até porque a sétima arte adora construir histórias a respeito de temas que gerem discussões na vida real. No caso da inteligência artificial, existem vários filmes que a abordam das mais variadas formas.

Atualmente, grandes nomes do ramo estão mostrando suas preocupações com relação ao desenvolvimento da IA, mas no mundo da ficção esses possíveis problemas já são abordados há décadas. Claro que os filmes mostram realidades de uma forma exagerada e pessimista, o que não os faz ser menos interessantes e ficarem imortalizados para sempre.

Seja no formato humanoide ou como um sistema digital, a inteligência artificial já foi a vilã de várias produções. Mostramos aqui alguns desses longas.

Filmes com a inteligência artificial como vilã

1 – 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)

Esse clássico dos filmes de ficção científica é dirigido por Stanley Kubrick e roteirizado também por ele junto com Arthur C. Clarke. Ele trata elementos existenciais de uma maneira subjetiva e tem uma inteligência artificial rebelde na história.

O enredo mostra astronautas investigando misteriosos monólitos no espaço, mas não é somente isso. O computador de bordo da nave, HAL 900, começa a questionar as ordens que os humanos dão a ele e fica cada vez menos disposto a colaborar.

O filme está disponível no HBO Max e na Claro TV+.

2 – Colossus 1980 (1970)

Esse longa mostra um possível desdobramento da Guerra Fria se ela fosse lutada por dois super computadores. A história é simples, o Colossus, dos EUA, foi desenvolvido pelo cientista Charles Forbin, mas acaba se conectando com o sistema soviético, o Guardian.

Depois disso, a missão que a priori era de espionagem transforma os dois computadores em um único que pode dominar toda a humanidade.

Infelizmente esse filme não está disponível em nenhum streaming do Brasil.

3 – Blade Runner: O Caçador de Androides (1982)

Esse também é um dos filmes clássicos de ficção científica. Na história, vemos o agente Rick Deckard buscar quatro “replicantes”, androides fugitivos que vivem entre os humanos e começaram a questionar sua existência.

O filme traz temas sociais e políticos para sua história tendo as ações dos replicantes justificadas no decorrer da trama.

O longa está no catálogo da HBO Max e da Claro TV+.

4 – Tron: Uma Odisseia Eletrônica (1982)

Esse filme foi um verdadeiro marco da representação de mundos virtuais no cinema. A história dele é do programador Kevin Flynn que acaba sendo digitalizado para um sistema computacional hostil. Quem é responsável por esse mundo virtual é o Programa de Controle Mestre (MCP), que era um software militar que teve poderes demais e se tornou perigoso.

O longa está disponível no Disney+.

5 – Exterminador do Futuro (1984)

O primeiro filme da franquia foi o que consolidou a Skynet como sinônimo de máquinas que se rebelam contra os humanos e querem dominar o mundo. Nessa trama, a inteligência artificial manda um androide assassino para o passado para que ele mate a mãe do líder rebelde da humanidade. Mas junto com ele vai também o soldado Kyle Reese para impedi-lo.

Ao todo, são seis filmes da franquia e uma série de televisão. Todos com linhas do tempo e plots diferentes.

Esse primeiro pode ser visto no Prime Video.

6 – Matrix (1999)

Esse filme é uma combinação de artes marciais, tiroteios, ficção científica e questões existenciais. O longa das irmãs Wachowski mostra um mundo onde as máquinas dominaram o planeta e deixaram a humanidade escondida em abrigos subterrâneos.

O filme foi tão inovador que gerou uma grande dúvida sobre se realmente estamos ou não vivendo em uma criação virtual com uma inteligência artificial super poderosa que está no controle.

O clássico pode ser visto no Prime Video e na HBO Max.

7 – WALL-E (2008)

Muita gente pode não saber, mas uma inteligência artificial é uma das vilãs desse filme da Disney. O grande vilão do filme se chama AUTO, uma inteligência artificial que pilota a nave e faz várias outras coisas no lugar dos humanos. No entanto, sua natureza não é má, ela somente segue ordens e diretrizes estabelecidas previamente.

Claro que o filme faz parte do catálogo do Disney +.

8 – Ex Machina: Instinto Artificial (2015)

Por ser uma produção independente, o filme tem poucos personagens e cenários para mostrar a história sobre robótica e inteligência artificial. Nele, Ava é um robô humanoide que passa por vários testes de turning para ver se ela pode ou não se passar por um humano.

O filme está disponível no OiPlay.

9 – Vingadores: Era de Ultron (2015)

Nesse volume da franquia, Ultron é uma inteligência artificial criada por Tony Stark e Bruce Banner e melhorada com uma das Joias do Infinito. Contudo, ele começa a acreditar que eliminar toda humanidade é o melhor jeito de protegê-la. Com o passar do tempo, a IA vai ganhando corpo e mais poder.

O filme está disponível no Disney+.

10 – M3GAN (2023)

Esse é o filme mais recente que mistura humor, terror e ficção científica. A vilã do filme é a boneca M3gan, que é criada para ser uma companhia para crianças que passaram por situações difíceis. Contudo, ela ainda é um protótipo e por isso começa a apresentar noções bem duvidosas e perigosas do que significa proteger sua dona.

O filme está disponível na Claro TV+.

Fonte: Mundo conectado

Imagens: YouTube

Estudo revela que homens mais jovens correm risco maior de morrer em um ano após a perda do cônjuge

Artigo anterior

Schwarzenegger estreia em série e mostra que ainda é o rei da ação

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido