Curiosidades

É possível fazer seu próprio vinho em casa?

0

O número de pessoas que consomem bebida alcoólica está cada vez maior. Mesmo que não seja com a intenção de se embriagar, algumas pessoas gostam de degustar as bebidas. Outros usam a oportunidade para se socializar. Entre as bebidas mais comuns estão: cervejas, vodcas, uísques e, é claro, um bom vinho.

Ele é uma das bebidas mais antigas que se tem conhecimento na história da humanidade. Este enorme tempo de história o concedeu uma cultura extremamente rica, além de garantir que o vinho tenha estado presente praticamente em todos os grandes momentos e grandes civilizações da história do homem.

Ainda mais agora, no inverno, o interesse por vinho costuma ser maior entre os brasileiros. Por conta disso, pesquisa sobre dicas de consumo e compras aumentam nessa época. Além disso, outra dúvida que surge para quem aprecia a bebida é: será que é possível fazer o próprio vinho em casa?

“É possível, mas é trabalhoso. E, em geral, um vinho caseiro será um vinho mais simples”, ponderou Deco Rossi, especialista em vinhos da Winet.

Fazer em casa

Para que se produza o vinho em casa é preciso, claro, de um mínimo de conhecimento e da aparelhagem necessária, como por exemplo, o recipiente para maceração, tanque para fermentação e garrafas para colocar o líquido. Além disso, também é importante escolher uma boa uva.

Com as chamadas “uva de mesa”, do tipo bordô ou isabel, é possível fazer um vinho mais simples, mais suave e docinho. No entanto, conforme Rossi pondera, essas uvas não tem muito açúcar para sua fermentação. Por conta disso, é preciso adicionar açúcar no preparo.

Já as uvas Vitis vinifera, que são usadas para vinhos mais complexos, como por exemplo cabernet sauvignon, malbec e sirah tem menos água e mais açúcar em sua composição natural. É isso que as ajuda a fermentar, de forma espontânea, para dar origem ao álcool. “No entanto, às vezes, é preciso comprar levedura para fazer essa fermentação”, ressalta o especialista.

Vinho

Em comparação com a cerveja artesanal, que virou moda e uma realidade há alguns anos no Brasil por conta da grande oferta dos seus ingredientes, o vinho artesanal não é tão popular. Até porque é preciso levar em consideração a sazonalidade das uvas Vitis vinifera, que acontece uma vez por ano.

Se mesmo assim você quiser fazer um vinho em casa é preciso ter uma atenção com o ambiente, que deve ser esterilizado para evitar contaminações, e também ter sulfito para a conservação do seu vinho e as garrafas com rolha para armazenar a bebida.

Por fim, Rossi destaca que sem investir em equipamentos e cursos de aprofundamento, o resultado que a pessoa conseguirá em casa será um vinho simples que estará ali à disposição para qualquer ocasião em casa.

Ovos ajudam a manter a fome sob controle?

Artigo anterior

Implante ”inflável” de medula espinhal pode trazer o alívio de dores

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido