É possível ficar mais alto sem apelar para medicamentos ou cirurgias?

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Ciência e Tecnologia      15/09/15 às 17h06

Crianças com problemas de crescimento podem ser tratadas com hormônios para que possam ficar mais altas. Além disso, existe também uma cirurgia que pode fazer adultos ganharem alguns centímetros.

Ela consiste basicamente em alongar os ossos com o uso de um aparelho metálico. Para isso, eles são cortados e depois se regeneram, ficando mais alongados.

O procedimento pode causar bastante dor e não costuma ser recomendado por médicos e órgãos de saúde quando o objetivo é puramente estético.

De um jeito ou de outro, o que grande parte das pessoas quer é ficar mais alta. Mas será que essas são as únicas possibilidades? Não existiria algum jeitinho de ficar um pouco mais alto naturalmente?

A resposta para a segunda pergunta é sim! Algumas técnicas podem ajudar as pessoas a aumentarem a estatura em alguns centímetros, sem apelar para medicamentos ou procedimentos cirúrgicos.

De olho na postura

Durante o dia, muitas vezes adotamos uma postura curvada, principalmente quem passa muitas horas sentado no trabalho, escola ou faculdade. Dessa maneira, os músculos e ossos podem acabar sofrendo uma pequena contração.

Para reverter a situação, tentar melhorar a postura e fazer alongamentos pode ajudar. Para você ter uma ideia, um bom alongamento pode fazer com que você ganhe até dois centímetros, simplesmente porque você consegue colocar os músculos "de volta no lugar".

Exercícios físicos

basquete

A altura é definida geneticamente, no entanto algumas atividades podem influenciar o crescimento. Exercícios físicos como salto e natação podem fazer com que o praticante ganhe alguns centímetros extras.

A tática funciona melhor para adolescentes, pois até os 18 os ossos não terminaram de crescer totalmente, e a cartilagem deles ainda não está fechada.

Frequentar academia ou praticar esportes coletivos como basquete também pode fazer com que a pessoa cresça moderadamente.

Dormir bastante

dormir

Pouca gente sabe, mas o corpo costuma crescer justamente enquanto dormimos, ou seja, quanto mais você dorme, mais chances dá para o crescimento.

Mas vá com calma, isso não significa que caso durma demais você vai necessariamente crescer. Você estará apenas aumentando as possibilidades. O indicado é que pessoas com menos de 20 anos durmam de 9 a 11 horas por dia.

Bônus: É verdade que quando envelhecemos diminuímos de tamanho?

caminhando

Quando envelhecemos as nossas vértebras se desgastam, os discos da coluna perdem líquido, os pés ficam mais chatos e até mesmo os músculos ficam menores. Todos esses fatores, associados a outras condições, fazem com que o nosso tamanho seja diminuído.

Quando chegam aos 70 anos, as mulheres geralmente perdem até 5 centímetros e os homens quase 4 centímetros em relação a altura que tinham durante a juventude e na fase adulta.

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+