Curiosidades

E se pudéssemos parar o tempo?

0

Se você pudesse escolher algum super-poder, qual escolheria? Aposto que veio a sua cabeça ter super-força, visão de raio laser ou mesmo o poder de voar. Mas no mundo real, um desejo realmente válido seria o de parar o tempo. Isso mesmo: a capacidade de congelar a passagem constante do tempo, nem que fosse apenas um pouco.

Aposto que, na sua cabeça, várias aventuras e maneiras viriam acompanhando esse super-poder. Você poderia comer alguns donuts sem pagar ou mesmo roubar um grande banco sem ter a polícia do estado toda atrás de você. Seria, no mínimo, divertido, não é? A resposta é não, nada disso aconteceria.

Se você, por acaso, congelasse o tempo, com certeza, haveria diversas consequências no seu próprio organismo. Você ficaria cego, surdo e incapaz de mover um único músculo. Agora me diz como uma habilidade tão legal como congelar o tempo pode dar tão errado?

Mas por que isso aconteceria? Simplesmente porque toda a natureza e nós, como um membro de suas vertentes, obedecemos as leis da física. Não tem como fugir da crua e fria realidade imposta pela natureza.

Congelando o tempo

Vamos a um princípio básico da física: a velocidade é igual à distância dividida pelo tempo, e o tempo é igual à distância dividida pela velocidade. Para conseguir tornar o tempo zero absoluto, seria necessário viajar quase infinitamente rápido.

Acontece que isso é impossível porque teríamos que viajar mais rápido do que a velocidade da luz. Para conseguirmos viajar mais rápido do que a velocidade da luz, teríamos que quebrar regras básicas da física.

Mas como já sabemos que é impossível, que tal exercitar a imaginação? Se por acaso fosse possível congelar o tempo, o que aconteceria então? A resposta é: não aconteceria absolutamente nada, mas é nada mesmo.

As pessoas parariam de se mover. A água pararia de correr. Nosso planeta pararia de girar. Toda molécula ficaria parada. Você nem saberia que o tempo havia parado, porque seus neurônios também não se mexeriam. E se você fosse o único a apertar o botão de pausa no tempo?

E se você fosse o único a não parar no tempo congelado?

Acontece que se você conseguisse parar o tempo, porém, continuasse na ativa, não seria nada bom para ti. Os efeitos colaterais poderiam ser grandes demais. Em primeiro, você não seria capaz de ver nada. Isso porque as partículas de luz não se moveriam (o tempo está parado), ou seja, seria só escuridão.

As ondas sonoras também parariam, ou seja, você também não escutaria nada em segundo lugar. Além disso, nenhuma molécula iria se movimentar, ou seja, seu corpo ia literalmente parar. Nada de ver, ouvir, falar ou mesmo respirar. Você precisaria voltar a movimentar o tempo antes de desmaiar.

Mas e se você tivesse cercado de uma bolha pequena, onde o tempo continuasse correndo? Sinceramente, você ainda não veria nada ou ouviria de dentro de sua bolha, apesar de conseguir respirar. Ou seja, no fim das contas, não ia ser nada divertido. Que tal aprender a lidar com o tempo corrente?

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que até gosta mais do tempo correndo agora, aquele abraço.

7 fobias animais que você provavelmente não conhecia

Matéria anterior

A triste vida das crianças encarregadas de limpar chaminés na Era Vitoriana

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar