Notícias

Elon Musk anuncia lançamento do Starlink para conectar 19 mil escolas e monitorar a Amazônia

0

O bilionário CEO da SpaceX e Tesla, Elon Musk, anunciou, no seu perfil no Twitter, que lançará a rede Starlink para conectar 19 mil escolas em áreas rurais e monitor a Amazônia. Dessa forma, o empresário pousou em terras brasileiras nesta sexta-feira (20).

Elon Musk chega ao Brasil para conversar com o presidente Jair Bolsonaro, assim como outros políticos e empresários. “Superanimado por estar no Brasil para o lançamento da Starlink em 19 mil escolas não conectadas em áreas rurais e também para o monitoramento ambiental da Amazônia”, disse Musk na publicação do Twitter.

O encontro ocorreu em um evento sediado no interior de São Paulo. A informação foi dada na última quinta-feira (19) pelo colunista Lauro Jardim, de “O Globo”. No entanto, Elon Musk não deu detalhes sobre os serviços que pretende prestar e nem quando seus planos irão se iniciar. Já Bolsonaro disse, após o encontro, que o acordo é “início de um namoro” e também não ofereceu detalhes, prazos e nem valores.

Sendo assim, o Brasil já conta com mecanismos tecnológicos para monitoramento da Amazônia. Desde 1988, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, já recebe e também processa os dados sobre a perda de área florestal. Segundo o instituto, as imagens capturadas via satélite possuem uma precisão de 95%.

Elon Musk

Elon Musk, que esteve no Brasil para falar com empresários e políticos daqui, é tido como o homem mais rico do mundo, com um patrimônio avaliado em US$ 219 bilhões, que é cerca de R$ 1 trilhão na cotação atual, de acordo com o ranking da revista Forbes.

Sendo dono da empresa de transporte espacial SpaceX, onde também opera o serviço de internet via satélite, Starlink, Musk também é dono da Tesla, fabricante de carros elétricos que tem o objetivo de tornar a tecnologia mais acessível.

Natural da África do Sul, Musk é filho de Errol Musk, um engenheiro, e Maye Musk, uma modelo e dietista. Ele é o mais velho dos três irmãos, que são o irmão Kimball Musk e a irmã Tosca Musk.

Como jovem, Elon Musk frequentou a Universidade de Pretoria por vários meses até se mudar para o Canadá, país natal de sua mãe, aos 17 anos. Isso porque ela se mudou para o país e seus filhos a seguiram. Depois de completar o ensino superior no Canadá, Musk se mudou para os Estados Unidos. Então, ele trabalhou e morou na Califórnia por alguns anos e, mais recentemente, Austin, no estado do Texas.

Bilionário

elon musk

Foto: Angela Weiss/ AFP

Aos 11 anos, em 1982, Elon criou seu próprio jogo de video game, que mais tarde seria vendido por 500 dólares. Quando ele se mudou para Califórnia, já formado em economia e em física, fundou a Zip2, uma companhia que desenvolvia conteúdo para portais de notícia. Assim, em 1999, ele vendeu a empresa à Compaq por 3.047 milhões de dólares e 34 milhões de ações.

Também em 1999, Musk co-fundou a X.com, uma empresa de pagamento de serviços financeiros on-line e de e-mail. Apenas um ano depois, a empresa se fundiu com a Confinity, que tinha um serviço de transferência de dinheiro chamado PayPal.

Por conta de problemas dentro da empresa, Musk foi expulso do cargo de CEO, mas se manteve no conselho. Em outubro de 2002, a eBay comprou a PayPal por 1,5 bilhão de dólares em ações, dos quais Musk recebeu 165 milhões de dólares.

A partir disso, Elon Musk fundou a SpaceX, em maio de 2002, desenvolvendo e fabricando veículos de lançamento espacial. Em 2016, o sul-africano anunciou seu plano de levar humanos e estabelecer uma colônia em Marte, dizendo que isso seria feito de uma forma acessível.

Outros projetos do bilionário são a Tesla, SolarCity, Neuralink e, recentemente, ele anunciou sua compra do Twitter.

Fonte:

Pastor da Igreja Universal diz a jovem que “tem que passar chapinha” e ela o denuncia por racismo

Matéria anterior

Você pagaria 528 mil reais por essa vaga de estacionamento?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos