Mundo Animal

Encontro Ășnico com polvo raro foi filmado na Grande Barreira de Corais

0

O oceano estĂĄ cheio de animais fascinantes, porĂ©m, um dos mais interessantes Ă© o polvo. Isso porque maior parte deles possui uma exĂ­mia inteligĂȘncia. Para ter um pouco de noção, saiba que ele Ă© capaz de distinguir os seres humanos entre si.

Ademais, claro que toda essa inteligĂȘncia atiça a curiosidade dos pesquisadores. AlĂ©m da inteligĂȘncia, outras caracterĂ­sticas desse animal fazem com que ele desperte curiosidade.

Dentre todos os tipos de polvo que se conhece, existem aqueles que sĂŁo bastante raros. Por isso, quando se avista esses animais Ă© um verdadeiro evento. Esse foi o caso visto nesse novo vĂ­deo, que mostra um encontro Ășnico na vida com um polvo vermelho brilhante e bem bizarro. O animal estava nadando acima da Grande Barreira de Corais, no nordeste da AustrĂĄlia.

Encontro

Esse encontro foi relatado primeiro pelo site de notĂ­cias australiano “Bundaberg Now”. Eles disseram que o avistamento raro foi de um polvo cobertor. O animal recebeu esse nome em homenagem Ă  sua capa entre os braços, que se parece com um cobertor.

O encontro foi filmado pela biĂłloga marinha e guia de recifes Jacinta Shackleton. Ela filmou e fotografou o polvo enquanto mergulhava na costa da ilha Lady Elliot, em Queensland, em 6 de janeiro.

“Quando o vi pela primeira vez, pensei que poderia ser um peixe juvenil com barbatanas longas, mas quando se aproximou, percebi que era um polvo cobertor e fiquei muito feliz, nĂŁo pude conter minha emoção”, disse Shackleton.

Polvo

Republic world

Esses polvos cobertores sĂŁo um grupo pequeno de polvos que raramente sĂŁo vistos. Nesse sentido, o encontro de Shackleton foi ainda mais raro porque o polvo que ela encontrou era uma fĂȘmea jovem. Isso Ă© extremamente raro porque os polvos geralmente vivem em mar aberto.

“As cores de sua capa eram incrĂ­veis e era fascinante ver a maneira como ela se movia na ĂĄgua”, escreveu Shackleton em seu Instagram.

AlĂ©m disso, somente as fĂȘmeas do polvo cobertor podem remover suas capas para distrair ou atingir predadores. AlĂ©m de elas tambĂ©m serem bem maiores do que os machos e crescerem atĂ© dois metros de comprimento. Enquanto os machos tĂȘm menos de 2,4 centĂ­metros de comprimento.

De acordo com a Great Barrier Reef Foundation, uma organização sem fins lucrativos que trabalha para proteger o recife, essa é uma das maiores diferenças de tamanho entre os sexos de qualquer animal conhecido.

Por conta disso, no momento da reprodução, os machos separam seu hectocĂłtilo, um braço modificado que os polvos machos usam para entregar esperma, e o inserem em uma fĂȘmea.

Único

Women in ocean science

Esses polvos também são conhecidos por sua estratégia de caça estranha. Eles arrancam o tentåculo de uma ågua-viva tóxica e o usam como arma para conseguir capturar suas presas.

Por ser um polvo muito raro, o encontro com ele Ă© motivo de comemoração. Tanto que Shackleton descreveu a experiĂȘncia como um encontro Ășnico na vida.

“Muitas imagens vieram de indivĂ­duos em cativeiro, entĂŁo acredito que sou extremamente sortuda por ter visto uma durante o dia, no recife e na natureza e por ter duas cĂąmeras comigo”, disse ela.

Fonte: Science Alert

Imagens: YouTube, Repuclic world, Women in ocean science

O Sol poderia ter anéis antes da formação dos planetas

Artigo anterior

O exoplaneta mortal localizado fora do Sistema Solar

PrĂłximo artigo

ComentĂĄrios

ComentĂĄrios nĂŁo permitido