Enfermeira compartilha vídeo chocante que pode fazer você parar de fumar

POR Isabela Ferreira    EM Ciência e Tecnologia      03/05/18 às 18h34

O ato de fumar não é exatamente algo tão prazeroso assim, pelo menos não até seu cérebro se adaptar. Se você tem esse hábito, é provável que a primeira vez não tenha sido tão legal quanto esperava. A fumaça entrando em seus pulmões parece queimar tudo por dentro e você acaba se sentindo sufocado. No entanto, assim como praticamente tudo na vida, à medida que se pratica, as coisas vão ficando mais interessantes e nesse caso é exatamente isso que leva ao vício.

Mas vamos ao que realmente interessa. Se você costuma fumar, talvez tenha interesse em ver este vídeo divulgado por uma enfermeira da Carolina do Norte. Em seu perfil no Facebook, Amanda Eller publicou imagens fazendo uma comparação entre os pulmões de uma pessoa que era saudável com os pulmões de alguém que fumou por 20 anos. Ela conta que o paciente fumava no mínimo, uma carteira de cigarros por dia, durante todos esses anos. A diferença entre os dois é assustadora.

O vídeo

Não é preciso olhar por muito tempo para identificar as primeiras diferenças. A cor, obviamente, é o que mais chama atenção inicialmente. Os pulmões saldáveis possuem um tom rosado, enquanto os pulmões do fumante possuem tom cinzento. No entanto, o principal fator de choque no vídeo e o que anda motivando as pessoas a pararem de fumar, é aquilo que acontece quando a enfermeira infla os pulmões.

Conforme explica Eller, os pulmões doentes entram em colapso quando estão cheios de ar: "A elastância se foi. Então eles vão se esticar, mas o recuo deles simplesmente se encaixa de volta, porque não há mais nada para mantê-los abertos". O processo é totalmente o contrário do que acontece com o pulmão saudável, que ainda permanece inflado durante um curto tempo, mesmo depois que a bomba é retirada. As imagens são capazes de nos incitar a uma reflexão: Será que realmente vale a pena fumar o primeiro cigarro? As consequências futuras podem ser devastadoras.

Apenas para que você tenha noção, de acordo com o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, anualmente cerca de 443 mil mortes no país são em decorrência do consumo de cigarros. Aproximadamente 138 mil dessas mortes são atribuídas a câncer de pulmão.

O vídeo em questão ganhou repercussão mundial e felizmente, parece estar alertando as pessoas. Muitos declararam pelos comentários que nunca mais colocarão um cigarro na boca, enquanto outros estão marcando seus amigos fumantes. Se você fuma, talvez esta seja a oportunidade perfeita para abandonar este hábito. E se conhece alguém, também pode ajudar mostrando o vídeo.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Via   IFL Science  
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+