• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Entenda como a China quer construir uma estação solar no espaço

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      20/02/19 às 14h41

Uma usina orbital para captação da energia solar no espaço para que sua produção possa ser enviada para a Terra. É o projeto que está sendo trabalhado pela Academia de Tecnologia Espacial da China. Tal usina captaria a energia solar mesmo quando estivesse tudo nublado em volta de nosso planeta, uma vez que a matriz fotovoltaica estaria flutuando em regiões onde o clima não pudesse afeá-la.

Tal projeto faz parte do compromisso da China e de seu esforço contínuo por encontrar soluções para a utilização de energia limpa e renovável, afirmando seu lugar entre as lideranças globais no espaço. Os planos do gigante asiático incluem lançar no espaço uma instalação de testes antes do ano de 2025. O artigo completo sobre o plano chinês foi publicado no portal Futurism, em inglês.

A usina orbital

O "problema" agora é tornar viável o processo para trazer toda essa energia captada pela usina flutuante para a Terra. E essa é uma lacuna que os cientistas por trás do projeto ainda precisam preencher. Segundo o portal The Sydney Morning Herald, o plano agora é ter painéis solares no espaço captando a luz do sol e transmitir eletricidade para uma instalação situada na Terra, na forma de microondas ou laser.

Dessa forma, a eletricidade poderia ser utilizada na Terra como se tivesse sido gerada por aqui mesmo, por meios convencionais, como usinas hidrelétricas ou eólicas. Caso os planos dos cientistas chineses sejam bem sucedidos, os próximos passos serão os lançamentos de estruturas ainda maiores e mais potentes até meados de 2050, de acordo com o portal.

Outro ponto positivo é que, além de gerar energia limpa para os terráqueos, a usina de energia poderia ainda viabilizar missões mais profundas e distantes no espaço, desde que a energia gerada seja suficiente para garantir a força necessária para uma espaçonave subir e explorar o cosmos.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Via   Science Alert  
Imagens Newsweek
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+