• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Entenda como uma nuvem letal causou um grave acidente industrial

POR Cristyele Oliveira    EM História      18/03/19 às 19h13

Em 1984, um vazamento em um tanque de armazenamento subterrâneo de uma fábrica de pesticidas na Índia dispersou no ar 40 toneladas de um gás altamente tóxico, que causou um dos mais graves acidentes industriais da história. Em questão de horas, mais de 8 mil pessoas morreram devido à nuvem letal que se formou sobre a cidade, e meio milhão de pessoas foram expostas ao gás.

O acidente aconteceu na cidade de Bhopal, capital do estado de Madhya Pradesh, na Índia. Na época, a cidade tinha cerca de 900 mil habitantes, e estima-se que mais de 8 mil pessoas morreram em decorrência do vazamento de gás apenas no primeiro dia após o acidente.

Y. P. Gokhale, diretor da fábrica americana de pesticidas, a Union Carbide, atribui o acidente à uma válvula no tanque que quebrou devido à forte pressão, e que assim acabou dispersando a substância tóxica no ar. Fora as vítimas fatais imediatas, as doenças crônicas geradas pelo contato com o gás deixaram um terrível legado para as gerações futuras.

O acidente

A fábrica Union Carbide foi construída em 1969 para a produção de agrotóxicos que contêm em sua fórmula um produto químico altamente perigoso, o isocianato de metila. Próxima das suas instalações, muitas favelas abrigavam um enorme número de pessoas.

Era por volta de meia-noite do dia 2 de dezembro de 1984, quando alguns moradores que viviam nos arredores da fábrica notaram um cheiro forte e relataram uma ardência nos olhos. Alguns deles disseram que "parecia que alguém estava queimando um monte de pimenta".

Conforme o gás continuava vazando, o cheiro ficava ainda mais forte, e as pessoas logo começaram a se queixar de faltar de ar e a vomitar. Não demorou muito até que o caos se instalasse e as pessoas começassem a ficar desesperadas.

"As pessoas começaram a cair no chão, espumando pela boca. Muitos não podiam abrir os olhos", contou Hasira Bi, uma das moradoras que conseguiu sobreviver ao gás tóxico, em entrevista à BBC.

Multidões de pessoas apavoradas começaram a fugir, o que fez com que elas inalassem ainda mais o gás.

"O gás venenoso era mais pesado que o ar, por isso, quando vazou, estabeleceu-se em uma nuvem densa que se moveu silenciosamente pelos bairros pobres ao redor da fábrica", disse Swaraj Puri, chefe da polícia de Bhopal na época, em declaração à BBC.

Segundo o correspondente da BBC, Mark Tulley, o hospital principal da cidade estava superlotado, e pacientes não paravam de chegar.

"Nós estávamos tendo asfixia e os nossos olhos queimavam, mal podíamos ver a estrada em meio à neblina, as sirenes eram estridentes, não se sabia qual o caminho a ser seguido. Todo mundo estava muito confuso", conta Ahmed Khan, outro sobrevivente morador da cidade.

As consequências

O número de mortos continuou aumentando rapidamente. Em 72 horas, mais de 8 mil pessoas tinha morrido, e outros milhares morreram nos meses seguintes.

Em um comunicado do governo, as autoridades declararam que 5.295 morreram devido ao vazamento de gás, mas alguns ativistas afirmam que foram mais de 20 mil vítimas fatais.

Especialistas ambientais afirmam que a toxina que foi dispersada pelos ares da cidade contamina o solo e as águas subterrâneas. No entanto, o governo do estado nega essa informação, insistindo que o abastecimento de água da região permaneceu seguro.

Grupos de apoio às vítimas alegaram que mais de 150 mil pessoas foram afetadas por sequelas e contraíram doenças como câncer, cegueira, danos ao fígado e aos rins após o contato com a substância.

Esses grupos têm publicado relatos que mostram que a cidade de Bhopal tem uma incomum incidência de crianças com problemas congênitos e deficiência de crescimento, além de câncer e outras doenças crônicas.

Nenhum funcionário de primeiro nível da Union Carbide foi julgado pelo acidente que aconteceu. Hoje, o local da antiga fábrica de agrotóxicos está abandonado, e o governo do estado de Madhya Pradesh assumiu o controle sobre a instalação em 1998.

Próxima Matéria
Via   BBC  
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+