Entretenimento

Entenda os sintomas de gravidez sofridos por MC Loma

0

MC Loma publicou nesta semana novas fotos de sua barriga de quatro meses de gestação e respondeu a perguntas dos seguidores sobre como tem sido a gestação.

A cantora de 19 anos comentou que está sentindo sintomas de tristeza, perda de peso e descolamento de placenta. Além disso, ela afirmou que sente o bebê se mexer, mais agitado que o normal, após comer doces.

Segundo a ginecologista Andrea Menezes, em entrevista à Universa, com exceção do descolamento de placenta, que é uma emergência obstétrica, essas são sensações comuns e frequentes no começo da gravidez.

Tristeza durante a gravidez

Foto: Instagram

MC Loma contou ter se sentido “triste e abalada” nas primeiras semanas após descobrir a gravidez. A cantora acrescentou que agora está animada para conhecer o filho.

De acordo com a médica, mesmo que exista uma cobrança social por uma felicidade imediata da mãe, “a maternidade é uma construção” e pode levar um tempo para a gestante se acostumar com essa realidade.

“No início, esses sentimentos podem ser bem comuns. A maternidade não é essa coisa romantizada e automática. A sociedade cobra isso, mas, além da questão hormonal que influencia, são muitos conflitos que surgem a respeito do que essa maternidade significa – se foi planejada ou não, que impactos social e emocional vai ter na vida dessa mulher”, explica. 

Perda de peso de MC Loma

Foto: Reprodução

Os enjoos costumam ser comuns no começo da gravidez. A cantora relatou ter perdido cerca de dois quilos nesse início de gestação, o que é esperado, de acordo com Andrea Menezes.

A médica informa que existe uma falsa ideia de que gestante saudável é a que ganha peso logo no começo. Mas na realidade, o peso demora a aumentar porque o feto é pequeno. Já a perda de peso costuma estar relacionada aos enjoos.

“Mas, para saber se a quantidade de peso perdido está ou não dentro do esperado, é preciso fazer acompanhamento com o médico do pré-natal e às vezes com um nutricionista, para garantir que a gestante está fazendo o consumo adequado de nutrientes.”

Bebê agitado 

Foto: Reprodução

MC Loma relatou que sente o bebê mexer bastante após ela comer doces. De acordo com a médica, isso pode ocorrer porque o consumo de açúcar aumenta a glicemia da mãe e, consequentemente, da criança.

A médica acrescenta que é comum uma mãe de primeira viagem confundir contrações normais do corpo com o movimento do bebê.

“Principalmente na primeira gestação, é dificil saber quando realmente o bebê está se mexendo. Os movimentos fetais só vão ser detectados após 20 ou 22 semanas. Antes disso, são movimentos intestinais”, afirma. “Mas bebês maiores, que já apresentam movimentos fetais, podem sim ficar mais agitados após a ingestão de doces.”

O descolamento de placenta de MC Loma

Foto: Reprodução

Entre os sintomas narrados por MC Loma, o mais preocupante é o descolamento de placenta. A médica Andrea Menezes conta que esse problema pode ser confundido com hematoma subcoriônico, que é mais comum e menos problemático.

“O descolamento de placenta é uma emergência obstétrica e não pode ser tratado em casa. Dependendo do tamanho do descolamento, é impossível dar seguimento à gestação. Nesses casos, se o bebê for capaz de sobreviver fora do útero, é recomendado um parto prematuro”, informa. 

A médica acrescenta que esse problema só pode ocorrer mais adiante na gestação, quando há a placenta. “Antes da formação da placenta, o que costuma acontecer é um hematoma subcoriônico, detectado por uma ultrassonografia e que pode ser absorvido com o tempo, sem prejudicar a gestação.”

Andrea Menezes finaliza afirmando que muita gente confunde os dois. “Como o descolamento de placenta geralmente interrompe a gestação, desconfio que ela tenha sofrido um hematoma subcoriônico”.

Fonte: Universa

Argentina: mulher desmaia e cai entre vagão e plataforma no metrô

Matéria anterior

Júpiter, Vênus e Marte estavam visíveis no amanhecer de São Paulo

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications