EntretenimentoHistória

Entenda porque um faraó de 3000 anos teve que tirar seu passaporte

0

Ramsés II foi um dos governantes mais poderosos do Antigo Egito. Seu reinado durou aproximadamente 66 anos, o que para um faraó, representa um longo período de tempo no poder. Diversos palácios, templos e monumentos foram construídos para ele e devido a isso, egiptólogos do século XIX o apelidaram de Ramsés, o Grande.

Recentemente, o arqueólogo estadunidense David S. Anderson fez uma brincadeira em seu Twitter com uma imagem de um passaporte que pertenceria ao faraó e que rapidamente se tornou um viral. Anderson, logo em seguida, foi até seu perfil na rede social para informar que a imagem não era real. No entanto, ela foi inspirada em uma história real que você acompanha logo abaixo.

Um passaporte para múmia?

Em 1976, a múmia do faraó Ramsés II precisava ser levada para a França para passar por um processo de restauração, devido a uma infestação de fungos, e assim evitar sua decomposição total. O translado teve autorização do Ministério das Antiguidades do Egito.

Porém algo precisava acontecer para que o transporte do artefato arqueológico fosse possível, uma vez que a legislação da época proibia o transporte de ossos humanos sem uma documentação específica. Então, um passaporte para a múmia de Ramsés II foi expedido, 3000 anos após a sua morte. Desta forma, o faraó Ramsés II se tornou o primeiro faraó da História a possuir um passaporte.

Quando chegou em Paris, a múmia foi recebida por uma ostensiva comitiva no aeroporto de Le Bourget, liderado pela secretária de Estado para as Universidades, Alice Saunter-Seite e por um pelotão de proteção do Exército Francês. Após a restauração, a múmia foi devolvida ao Museu Egípcio, no Cairo, onde recebe a visita de centenas de milhares de pessoas anualmente.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Esses seriam os veículos para você sobreviver a um apocalipse zumbi

Matéria anterior

É por isso que a primeira metade do tanque de combustível sempre dura mais

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos