Estamos há tanto tempo vivendo com a matemática, que é difícil imaginar a vida sem ela, e isso também vale para aqueles que não são muito bons em contas numéricas. Isso porque a matemática está em tudo a nossa volta. E se engana quem pensa que o seu ensino é uma coisa recente. Isso porque essa descoberta mostrou um erro de geometria cometido em uma lição de casa de um estudante de quatro mil anos atrás.
A descoberta do erro de geometria foi vista em uma tábua de argila datada de entre 1.900 a 1.600 a.C. Agora, ela faz parte da coleção do Museu Ashmolean da Universidade de Oxford, no Reino Unido.
O tablet de argila é redondo e foi feito com uma escrita cuneiforme. Ele foi encontrado no sítio arqueológico de Kish, na antiga Suméria, no atual Iraque. Ao todo são 24 exemploes de exercícios de matemática que estão registrados na argila, e todos eles foram encontrados em 1931.
Dentre todos, os arqueólogos ficaram intrigados com uma tábua de argila que tinha sido usada para rascunhar uma conta e fazer o cálculo da área de um triângulo. Além disso, era nessa tábua que o erro de geometria estava preservado, sendo talvez o primeiro registro histórico mostrando como o estudo da matemática não é uma coisa tão simples assim desde muito tempo atrás.
A tábua onde está esse erro de geometria tem somente 8,2 centímetros de diâmetro. Nela pode ser visto o desenho de um triângulo e três conjuntos de números que foram escritos em escrita cuneiforme.
Dois conjuntos estão do lado do triângulo e representam o tamanho dos lados e a altura dele. No meio está o resultado da conta, que seria a área do triângulo. Para fazer esse cálculo se multiplica a base pela altura e divide por dois. Então, com a altura sendo 3,75, e o valor da base sendo 1,875, a resposta certa seria 3,5156. No entanto, o estudante que chegou ao resultado de 3,1468.
Essa descoberta foi feita porque Kish foi um dos primeiros lugares do mundo a ensinar matemática. Tanto que existem tablets encontrados que tem um lado escrito pelo aluno e outro pelo professor.
Fonte: Superinteressante
Imagens: Superinteressante