Entretenimento

Espécie de árvore é batizada em homenagem a Leonardo DiCaprio

Leonardo DiCaprio
0

Um fato inusitado envolveu o nome do ator Leonardo DiCaprio, famoso pelas atuações em filmes hollywoodianos. Uma árvore ameaçada de extinção foi batizada com seu nome como forma de homenagem às práticas ativistas do ator. Trata-se da Uvariopsis dicaprio, que foi assim nomeada por cientistas do Royal Botanic Kew Gardens, em Londres.

A árvore, que é fortemente ameaçada de extinção, é encontrada pelo país de Camarões, na África. A espécie faz parte da família Ylang-ylang de pequenas árvores tropicais perenes e tem quatro metros de altura e folhas amarelas em seu tronco. O registro da nova espécie é o primeiro de 2022 publicado na revista científica Peer J.

Kew Gardens

A homenagem a Leonardo DiCaprio

A homenagem ao ator ocorreu não somente pelo histórico ativista e ambientalista que ele possui. Isso se deu, também, porque ele já havia dado visibilidade a uma outra causa encabeçada pelos mesmos cientistas que nomearam a Uvariopsis dicaprio. 

Anteriormente, mais especificamente em fevereiro de 2020, Leonardo DiCaprio foi uma figura crucial para ajudar a impedir o corte de madeira na floresta Ebo, também localizada em Camarões. A floresta estava sendo colocada em pauta para a liberação da extração de madeira no local. 

O local consiste em uma das maiores florestas tropicais preservadas do planeta. Rica em biodiversidade, a área é lar de 40 comunidades locais, além de gorilas, chimpanzés e elefantes. Especialistas internacionais escreveram ao governo listando todas as plantas e animais que estavam em risco de extinção caso essa atitude fosse tomada. 

A questão foi destaque nas redes sociais de Leonardo DiCaprio, o que proporcionou maior atenção à causa. “A floresta Ebo de Camarões e todos os incríveis animais que lá vivem estão em apuros. Isso inclui elefantes da floresta, gorilas, chimpanzés e muitos outros. Vamos ajudar”, postou Leonardo DiCaprio, no Twitter, durante a campanha para a não liberação da exploração de madeira na floresta.

Pinterest

Depois do alerta, o governo revogou os planos de permitir a extração de madeira na floresta de Ebo. Leonardo DiCaprio apoia a proteção dos ecossistemas vulneráveis ​​e, por isso, a vinculação da imagem dele às respectivas causas sociais corroboram em olhares mais aprofundados para a situação do planeta. 

“Se a concessão madeireira tivesse ocorrido, provavelmente teríamos perdido essa espécie para a extração de madeira e a agricultura de corte e queima, que geralmente segue as concessões madeireiras”, afirmou Martin Cheek, cientista do Royal Botanic Kew Gardens e que esteve envolvido na pesquisa.

Fortuna de Rihanna e A$AP: conheça os negócios milionários do casal

Matéria anterior

Polícia investiga troca de bebês em maternidade de Goiânia

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos