• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Essa é a primeira evidência de que existe água subterrânea em Marte

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      01/03/19 às 20h25

Apesar da imagem de um planeta extremamente árido e empoeirado, modelos científicos indicam que Marte pode ter sido lar de enormes quantidades de água. Tanto sobre sua superfície quanto abaixo dela. Agora, cientistas parecem ter encontrado evidências que apoiem esses modelos.

Tal evidência foi anunciada por pesquisadores italianos, utilizando dados coletados pela Agência Espacial Europeia, a ESA. Isso ainda coloca em cheque uma outra suspeita sobre o planeta vermelho: a existência de organismos vivos - uma vez que a água é essencial para que isso ocorra. Originalmente, o artigo foi publicado pelo portal Futurism, em inglês.

As evidências e descobertas

"O início de Marte era um mundo aquático, mas quando o clima do planeta mudou, a água recuou abaixo da superfície para formar poços e 'águas subterrâneas. Nós rastreamos essa água em nosso estudo, pois sua escala e papel são uma questão de debate e encontramos a primeira evidência geológica de um sistema de águas subterrâneas em Marte", disse Francesco Salese, pesquisador da ESA, em um comunicado à imprensa.

Para coletar esses dados foram utilizados três instrumentos de captura de imagens de alta resolução. Dois deles, a Câmera Estéreo de Alta Resolução (HRSC), o Experimento Científico de Imagens de Alta Resolução da NASA (HiRISE), a bordo da espaçonave Mars Express da ESA e a Câmara de Contexto a bordo do Mars Reconnaissance Orbiter da NASA.

Com esses equipamentos foi possível explorar duas dúzias de crateras no hemisfério norte de Marte. Nessas crateras, a equipe conseguiu identificar características no solo que sugerem que elas continham "poças e fluxos de água que mudaram e recuaram com o tempo".

Além do mais, os pesquisadores ainda conseguiram estimar os níveis de água que possivelmente um dia ali estiveram e concluíram que eram mais ou menos como um oceano, que teria existido no planeta há aproximadamente 3 e 4 bilhões de anos. Este suposto oceano ainda pode ter sido conectado a um sistema de lagos subterrâneos.

Vida em Marte

Outro fato importante e que sempre intrigou os cientistas é sobre as questões que tangem a existência da vida em Marte. A água é um indicador chave da vida, logo, qualquer evidência de água no planeta daria credibilidade à ideia de que em Marte organismos vivos possam ter existido em algum momento.

A evidência de um sistema de água subterrâneo não é a única descoberta da ESA no que implica a existência de vida no Planeta Vermelho. Em cinco crateras examinas pelos pesquisadores foram encontrados sinais de minerais que através de pesquisas anteriores foram conectados ao surgimento da vida na Terra. E isso parece ter mexido muito com a comunidade científica.

De acordo com as observações do cientista do projeto Mars Express, Dmitri Titov, essas descobertas poderão ajudar os pesquisadores a identificar as manchas em Marte com maiores chances de conter evidências de vidas passas no planeta. O que nos deixa a alguns passos a frente na busca por vidas extraterrestres.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Já parou para pensar como seria se descobríssemos que já ouve vida em Marte? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+