• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas que você provavelmente não sabia sobre Marte

POR Gustavo Camargo    EM Curiosidades      14/05/18 às 14h43

Durante grande parte do século XIX, estudiosos acreditavam existir vida em Marte. A razão para isso em grande parte foi um erro parcial e a imaginação das pessoas. Em 1877, o astrônomo Giobanni Schiaparelli viu o que ele acreditou ser linhas uniformes na superfície de Marte. Depois disso mais estudiosos as viram e acreditaram cegamente que isso só poderia ser obra de vida inteligente.

A conclusão foi que tais linhas eram para fins de irrigação. O tempo passou e os equipamentos foram ficando mais tecnológicos, e os astrônomos puderam ver a superfície do planeta com mais clareza e determinar que as linhas eram apenas uma ilusão de ótica. E foi pensando nessa curiosidade que nós da Fatos Desconhecidos separamos 7 coisas que você provavelmente não sabia sobre Marte. Confira:

1 - O planeta tem o nome de um deus

Na mitologia romana, Marte era um deus da guerra. Era visto como um guerreiro, representante do poder militar que garantia a paz em Roma. Era também entendido como o guardião dos agricultores e da agricultura.

2 - Diferenças entre a Terra e Marte

Mesmo que Marte tenha apenas 15% do volume e 10% da massa da Terra, esses planetas são bastantes semelhantes. A gravidade superficial de Marte é cerca de 37% da gravidade encontrada em nosso planeta, isso significa basicamente que você poderia saltar três vezes mais alto do que poderia aqui.

3 - Apenas 16 missões foram bem sucedidas

Apenas 16 das 39 missões para Marte tiveram sucesso. Tendo início com o Marsnik 1 da URSS, que teria ocorrido em 1960. Em 2016, o programa de Exobiologia em Marte procurou por vida, e estudou o terreno do planeta para futuras missões tripuladas.

4 - Pedaços de Marte foram encontrados na Terra

Estudiosos acreditam que alguns achados na Terra pertenciam a Marte. O planeta teria ejetado meteoritos e então eles orbitaram o sistema solar por milhões de anos até eventualmente entrarem na atmosfera da Terra. Tais materiais permitiram o estudo mais detalhado do planeta aos cientistas.

5 - O maior vulcão do Sistema Solar

O Monte Olimpo, como é conhecido, é um vulcão de 21 km de altura e 600 km de diâmetro. Cientistas fizeram várias descobertas que sugerem que ele ainda pode estar ativo.

6 - Tempestades de poeira

Isso se deve à forma elíptica do caminho orbital do planeta ao redor do Sol. O caminho da órbita é mais alongado do que muitos dos outros planetas e esta órbita de formato oval resulta em tempestades de poeira ferozes que cobrem todo o planeta e podem durar muitos meses.

7 - Tirando a Terra, Marte é o planeta mais hospitaleiro para a vida

Marte

Várias missões espaciais estão sendo planejadas para a próxima década, tudo com o intuito de aumentar ainda mais nossa compreensão sobre o planeta e o potencial que ele tem para abrigar vida.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Próxima Matéria
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+