Curiosidades

Essa empresa quer lançar foguete como se fosse um estilingue gigante

0

Viajar para o espaço e ver o nosso planeta lá de cima é o sonho de muitos. Tanto que várias crianças citam a profissão de astronauta. Mas ela tem lá suas dificuldades, e não são poucas. E alguns adultos até tentam ir para o espaço ou esperam a possibilidade de, um dia, conseguirem comprar um bilhete em algum ônibus espacial. Mas é preciso todo um treinamento físico e psicológico para poder embarcar. É possível fazer essas viagens através de foguetes e existem diversos registros de sucesso nesse meio.

foguete é uma máquina que se desloca deixando atrás de si um fluxo de gás em uma alta velocidade. Geralmente, o objetivo desses foguetes é enviar objetos ou naves espaciais e homens ao espaço.

A origem do foguete, provavelmente, é oriental. Em 1232, foi o ano em que se deu a primeira notícia do uso na China. No país se inventou a pólvora. Se usou primeiro em fogos de artifício como entretenimento e depois se usou para fins bélicos.

Alguns relatos existem no século XIII de foguetes chamados de flechas de fogo voadoras que foram usados na defesa da capital da província chinesa de Henan. Por causa de várias invasões mongólicas na fronteira ocidental do Império Chinês.

Lançamento

Desde essa época, se usou muitos outros e várias pessoas construíram outros das mais variadas formas. No entanto, uma coisa quase comum de ser nos lançamentos é um grande rastro de fogo que faz parte da propulsão do foguete.

Contudo, uma startup está desenvolvendo um método para mudar a maneira como os foguetes são lançados para o espaço. A SpinLaunch começou a fazer seus testes para lançar foguetes em uma espécie de “estilingue gigante”. Ele usará a energia cinética como o principal método de decolagem.

De acordo com a empresa, o primeiro teste foi feito no dia 22 de outubro no Novo México, nos EUA. Nesse teste, se levou um protótipo a mais de três quilômetros de altura. A energia cinética usada se acumula através de uma centrífuga vedada a vácuo que gira várias vezes na velocidade do som, a 1.234 quilômetros por hora, antes de soltar o foguete.

“É uma maneira radicalmente diferente de acelerar projéteis e lançar veículos a velocidades hipersônicas usando um sistema baseado em terra”, disse o presidente executivo da SpinLaunch, Jonathan Yaney.

Até agora, a startup conseguiu 100 milhões de dólares em investidores. Como por exemplo, Kleiner Perkins, Google Ventures, Airbus Ventures, Catapult Ventures, Lauder Partners e McKinley Capital.

Importância

Tradicionalmente, se equipa os foguetes com um propulsor grande e vários motores para decolar. E se alimenta esse sistema com muito combustível. E é isso que faz com que a maior parte da massa do foguete no momento da partida seja relativa à propulsão. Sobrando uma pequena porcentagem da sua massa total para carregar cargas úteis.

O objetivo da SpinLaunch é inverter essa lógica. Fazendo isso, diminuiria o tamanho dos foguetes, sua complexidade e custos. Além de também fazer com que mais objetos pudessem ser levados ao espaço.

Segundo a empresa, o projeto prevê que o veículo será capaz de levar 200 quilos de carga útil para o espaço. A startup não revelou quais foram os clientes que já fecharam contratos desse lançamento com um estilingue gigante. No entanto, se sabe que ela fechou um contrato com a Unidade de Inovação de Defesa do Pentágono em 2019 para seus primeiros lançamentos orbitais experimentais.

Fonte: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2021/11/11/empresa-quer-lancar-foguetes-com-estilingue-gigante–veja-como-funciona.htm

Esses são os filmes preferidos dessas 10 celebridades

Artigo anterior

Por que os humanos têm dentes ruins?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido