icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Teste de foguete gigante da NASA coloca fogo na encosta toda

POR Bruno Dias EM Curiosidades 07/09/20 às 19h16

capa do post Teste de foguete gigante da NASA coloca fogo na encosta toda

Viajar para o espaço e ver o nosso planeta lá de cima é o sonho de muitos. A profissão de astronauta é bastante citada por crianças, mas tem lá suas dificuldades e não são poucas. E alguns adultos até tentam ir para o espaço ou esperam a possibilidade de, um dia, conseguirem comprar um bilhete em algum ônibus espacial. Mas é preciso todo um treinamento físico e psicológico, para poder embarcar. É possível fazer essas viagens através de foguetes e existem diversos registros de sucesso nesse meio.

foguete é uma máquina que se desloca deixando atrás de si um fluxo de gás ,em uma alta velocidade. Geralmente, o objetivo desses foguetes é enviar objetos ou naves espaciais e homens ao espaço.

A origem do foguete, provavelmente, é oriental. Em 1232, foi o ano em que a primeira notícia do uso foi dada na China. No país, foi inventada a pólvora, que foi usada primeiro em fogos de artifício como entretenimento e depois usada para uso bélico.

Alguns relatos existem no século XIII de foguetes chamados de flechas de fogo voadoras que foram usados na defesa da capital da província chinesa de Henan. Por causa de várias invasões mongólicas na fronteira ocidental do Império Chinês.

Desde essa época, muitos outros foram usados e construídos por várias pessoas das mais variadas formas. E atualmente, para se ter certeza de que um foguete é seguro testes são feitos antes do lançamento oficial.

Lançamento

A a Northrop Grumman finalmente acendeu o seu impulsionador para o aguardado  Sistema de Lançamento Espacial (SLS) da NASA. Ele explodiu com tanta força que acabou incendiando os arbustos das colinas ao redor da instalação de teste da empresa em Promontory, Utah.

O chamado Flight Support Booster, ou FSB-1, tem o objetivo de estabelecer bases para o aprimoramento de futuros foguetes impulsionadores que serão destinados a alimentar o SLS da NASA.

O SLS é um sistema de lançamento de carga pesada. E é ele que algum dia levará astronautas para a lua como parte das missões Artemis, que ainda irão acontecer. O teste que foi feito em julho do foguete de estágio principal, que foi construído pela Boeing, foi um sucesso.

Missões

Segundo a Northrop Grumman, o propulsor de 50 metros é o "maior motor de foguete sólido já construído para voar". Ele é feito de cinco segmentos. O estágio central do SLS ainda é maior que isso.

"Do nosso ponto de vista, parece que tudo correu muito bem", disse um comentarista de TV da NASA durante a transmissão ao vivo.

"Foguetes, especialmente os grandes, são bastante difíceis. Bom trabalho da NASA e da Northrop Grumman para realizar este teste",  escreveu o repórter espacial sênior da Ars Technica , Eric Berger, em um tweet.


Próxima Matéria
Via   Futurism  
Imagens Twitter Syfy
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest