Curiosidades

Essa peça de xadrez foi comprada por 5 dólares e ninguém sabia que ela valia mais de 800 mil

0

As peças de xadrez de Lewis são um conjunto de noventa e três peças de xadrez medievais. Estas foram encontradas misteriosamente em uma duna na Ilha de Lewis, na Escócia. Uma das peças perdidas foi vendida recentemente por mais de 830 mil dólares. Isso, depois de passar décadas na gaveta de uma casa em Edimburgo.

A venda aconteceu em uma batalha entre colecionadores na casa de leilões Sotheby’s, em Londres, no Reino Unido. Uma licitante anônima pagando tal quantia estabeleceu um novo recorde para uma peça de xadrez medieval em leilão.

A peça perdida é um carcereiro que mede 8.8 centímetros de altura. Um antigo comerciante de antiguidades de Edimburgo não tinha noção do significado da tal peça, feita de marfim de morsa. Ela chegou até ele na forma de uma herança de família. Seu avô a comprou por cerca de 5 dólares em 1964.

O objeto foi cuidado pela família por 55 anos, sem que eles se atinassem para o tamanho de sua importância. Até que a levaram até a casa de leilões. As Peças de xadrez de Lewis estão entre uma das grandes atrações do Museu Britânico e do Museu Nacional da Escócia, em Edimburgo.

Alguns acreditam que elas possam ter sido confeccionadas na Escandinávia, mais precisamente na Noruega. As peças são consideradas como um “símbolo importante da civilização europeia”.

Alexander Kader, especialista da Sotheby’s, ao avaliar a peça para a família, disse ter ficado muito impressionado ao perceber do que se tratava o objeto levado por eles.

O xadrez de Lewis

“Esta é uma das redescobertas mais excitantes e pessoais que foram feitas durante a minha carreira. Tem sido um privilégio ter trazido esta parte da história para leilão e foi incrível tê-la em exibição na Sotheby’s na última semana – tem sido um grande sucesso”, disse Kader, após a venda da antiguidade.

“Quando você segura este personagem em sua mão ou o vê na sala, ele tem uma presença real”, completou. Mesmo não sabendo de toda a grandeza e significado da peça de xadrez feita na segunda metade do século XII, a família sempre a considerou importante.

A mãe falecida de seu dono anterior, a quem ela pertencia, acreditava que ela “quase tinha qualidades mágicas”.

O conjunto das Peças de xadrez de Lewis inclui reis e rainhas sentados, bispos, cavalos e carcereiros, a versão medieval da Torre em um tabuleiro de xadrez contemporâneo, e peões. Aproximadamente 82 peças se encontram em exibição no Museu Britânico e outras 11 no Museu Nacional da Escócia.

Junto das peças de xadrez, foram encontradas 14 tábulas de gamão e uma fivela. Desde que foram descobertas, em 1831, dos quatro conjuntos de xadrez que as peças compõem, um cavalo e quatro carcereiros foram perdidos.

Sua descoberta, no entanto, permanece um grande mistério. Algumas histórias supõem que elas possam ter sido desenterradas pelo gado pastando nas dunas. Alguns até mesmo acreditam que elas tenham sido enterradas logo após terem sido confeccionadas. Provavelmente por um comerciante a fim de evitar impostos. Permanecendo sob o solo por 500 anos.

E então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Aparentemente, existe um laser que pode te identificar a partir dos seus batimentos

Matéria anterior

8 coisas que já sabemos sobre Pantera Negra 2

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos